Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Que conteúdos são abordados no Referencial Curricular Nacional?
Históricos, científicos e filosóficos.
De identidade, de autonomia e de formação social.
Disciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares.
Conceituais, procedimentais e atitudinais.
Teóricos, práticos e metafísicos.
Os interesses e preocupações da população alvo das ações comunitárias são elementos a partir dos quais o processo pedagógico de participação se desenvolve. É condição fundamental no processo pedagógico de participação
o reconhecimento das condições sociais, o envolvimento dos atores sociais e a avaliação dos resultados.
a identificação do objeto, a definição de estratégias para realização da ação e a capacitação.
a estruturação, a investigação e a delimitação dos problemas.
a educação, os recursos materiais, humanos e sociais.
a conscientização, a organização social e a capacitação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
Vygotsky caracteriza-se como um inatista ao afirmar que a aprendizagem decorre do que cada indivíduo traz em seu DNA, embora haja influência do meio nesse processo
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
A dialética vygotskyana valoriza os conhecimentos adquiridos no contexto, razão por que é caracterizada como ambientalista.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
Vygotsky rejeita tanto os ambientalistas quanto os nativistas, caminhando para a superação das oposições.
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta evidências sobre a necessidade de descentralização do sistema educacional, conferindo aos Estados, Municípios e Escolas maior autonomia para a elaboração e execução de suas propostas pedagógicas. Atendendo a essa demanda, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado do São Paulo elaborou o documento intitulado "A construção da proposta pedagógica da escola". Nesse documento, as etapas que precisam ser consideradas pela escola, ao elaborar sua proposta pedagógica, são:
reflexão dos professores para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.
reflexão de toda a equipe escolar para repensar a proposta pedagógica já desenvolvida, avaliação das ações planejadas e realizadas, análise da real aprendizagem dos alunos através dos diferentes instrumentos utilizados para a avaliação, estabelecimento de novas metas, conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhados com os alunos de acordo com a realidade da escola.
discussão pela equipe escolar sobre o planejamento a ser desenvolvido pela escola a partir da realidade nacional, estabelecimento de novas metas a serem atingidas pelos alunos em cada nível de ensino, determinando conhecimentos, habilidades e atitudes que serão trabalhadas no próximo ano letivo.
reunião entre os professores a fim de estruturar o planejamento escolar a partir da realidade do estado, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.
discussão entre os professores para planejar um trabalho diferenciado na escola e com a finalidade de estabelecer relações entre as diretrizes curriculares nacionais para educação básica e a realidade local, definição de objetivos, conteúdos, estratégias didáticas e avaliação a serem utilizadas para medir o desempenho dos alunos.
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