Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
A sequência está correta em:
3, 1, 1, 2, 4, 3
3, 2, 1, 1, 3, 4
4, 2, 2, 1, 4, 3
2, 4, 1, 3, 3, 2
4, 1, 2, 1, 3, 4
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas influíram principalmente na prática docente. A concepção defendida por Paulo Freire foi a pedagogia
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Tendo como base os saberes necessários à prática educativa definidos por Paulo Freire, pode-se considerar que ensinar exige o (a):
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com o construtivismo, a relação professor/aluno é
centralizada no professor, que transmite os conhecimentos científicos, e o aluno desempenha um papel passivo.
centralizada no aluno, que determina o que quer aprender e o que deve ser ensinado pelo professor.
hierarquizada, e o professor determina a participação do aluno na construção do conhecimento.
mediadora, e o professor tem papel de facilitador, desafiando os alunos em um processo ativo de aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo a abordagem piagetiana do processo ensinoaprendizagem,
o ensino é diretivo e deve enfatizar a transmissão de conteúdos, que devem ser aprendidos passivamente pelo aluno.
o professor é mediador na promoção da descoberta e da construção do conhecimento pelo aluno.
o objetivo principal do ensino deve ser a formação política do sujeito cognoscente.
o ensino deve ser centrado nos aspectos afetivos, garantindo a aprendizagem significativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à teoria da aprendizagem, assinale a opção correta.
Um dos pressupostos básicos de Skinner é a idéia de que o ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro social.
Skinner propunha o estudo contextualizado da criança, ou seja, nas suas relações com o meio.
Para Skinner, a aprendizagem é produto de uma relação estímulo-resposta.
Vigotsky apostava na recompensa, rejeitava o livre-arbítrio e acreditava que o comportamento é determinado pelo ambiente.
A criança passa da fase de operações concretas para a fase de operações formais por volta de 11 / 12 anos. Nesta fase, segundo Piaget, a base biológica do desenvolvimento mental estaria no enriquecimento das "vias associativas" do córtex cerebral.
Ao montar seu planejamento, o professor, consciente desse processo, deve se preocupar com:
o conteúdo específico da disciplina;
as atividades envolvendo experiências de vida;
a seleção de recursos adequados à disciplina;
as atividades de campo;
a avaliação do conteúdo da disciplina.
Crime contra Índio Pataxó comove o país
... Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...) . Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo e, enquanto um se manteve ao volante, os outros quatro dirigiram-se até o local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo do índio. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1a Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: "os jovens queriam apenas se divertir"...
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, os Temas Transversais trabalham questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana, porque o compromisso com a construção da cidadania
exige a compreensão das várias necessidades das diferentes classes sociais e um trabalho diferenciado com cada grupo de alunos em função de seu status socioeconômico.
pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
requer um profissional com especialização nos vários problemas que a prática de sala de aula apresenta no cotidiano escolar atual.
impõe uma nova dinâmica na organização escolar, exigindo maior dedicação por parte dos professores que não apresentam competência para lidar com a realidade atual.
necessita de profissionais que saibam impor respeito a seus alunos e resgatem valores morais perdidos na sociedade contemporânea.
Uma mesma compreensão da prática educativa e uma mesma metodologia de trabalho não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. A intervenção é histórica, é cultural, é política...
Diante disso, é correto afirmar que
é preciso criar metodologias eficazes para a transmissão do conhecimento universal.
a prática de ensino, fruto da experiência docente, não exige dinâmicas inovadoras.
as experiências não podem ser transplantadas, mas reinventadas.
uma metodologia eficiente é aquela que prescinde do processo de ensino.
é preciso uma prática de ensino em que o aluno respeite a história profissional do professor.
Só porque eu sou preta eles falam que eu não tomo banho. Ficam me xingando de preta cor de carvão. Ela me xingou de preta fedida. Eu contei para a professora e ela não fez nada...
Na organização do trabalho escolar,
as questões da discriminação e do preconceito racial são orientadas, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, a serem trabalhadas como atividade extraclasse.
a função seletiva da escola não interfere no processo ensino-aprendizado, uma vez que cada aluno apresenta biologicamente capacidade intelectual diferenciada.
a origem étnica é um dos conteúdos que está presente no projeto curricular da maioria das escolas públicas e privadas.
a prática educativa oferece aos alunos, brancos e negros, oportunidades diferentes para se sentirem aceitos, respeitados e positivamente participantes da sociedade brasileira.
o melhor encaminhamento para resolver os conflitos étnicos, segundo o ECA, é chamar um especialista para discutir o assunto na escola e, após, comunicar o caso ao Conselho Tutelar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...