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A diversidade marca o mundo dos seres humanos; os contextos educativos são plurais e requerem soluções – também plurais (...) as crianças têm múltiplas vozes e precisam de estratégias diversas para a educação.
De acordo com as idéias acima, a oportunidade a todas as crianças, no âmbito da diversidade, pode ser atingida por meio de uma educação que busca a
equidade.
competência.
qualidade.
eficiência.
eficácia.
Considerando-se que os indivíduos e os grupos culturais aos quais pertencem possuem diferentes e complexas características, compreender e aceitar a diversidade cultural é condição primeira para quem pretende realizar uma atividade educacional crítica e voltada para a construção da cidadania.
Nesse contexto, é preciso ressaltar as diferenças
como realidade das diversas culturas a ser aceita pelos professores em sala de aula, sem com isso interferir no desenvolvimento curricular organizado pela escola.
na organização curricular, com a elaboração de propostas metodológicas que possibilitem a formação de grupos homogêneos.
no projeto político pedagógico da escola, para assim estruturar ações que minimizem a heterogeneidade existente.
como construções históricas e culturais, considerando a diversidade não como um problema, mas como um recurso pedagógico para a prática educativa.
nas reuniões com a comunidade escolar para que esta possa compreender que o papel da escola é ensinar os conhecimentos selecionados pelos especialistas em educação.
Paraná reduz violência revistando estudantes
Diariamente uma equipe com 50 policiais percorre as 187 escolas estaduais da cidade realizando revistas nos alunos ou promovendo palestras sobre a criminalidade entre os estudantes (...)
Os alunos põem seu material escolar em cima da carteira. Os policiais passam abrindo as malas e revirando cadernos. Depois, os estudantes são revistados ...
Em uma concepção de educação progressista, o enfrentamento da problemática da violência escolar deve levar a escola a se organizar por meio de
regras disciplinares elaboradas por especialistas em criminalidade.
regras disciplinares construídas em conjunto com os alunos.
propostas político-pedagógicas que trabalhem o cotidiano em toda a sua complexidade.
colaboração dos pais, para que eles passem a se responsabilizar pela disciplina na escola.
ajuda da segurança escolar, sempre que os alunos não respeitarem os professores ou a equipe da escola.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Pensar os jovens no Brasil implica levar em conta as disparidades socioculturais existentes no país e os diferentes contextos nos quais esses jovens se constroem como sujeitos. Com relação às estratégias e políticas públicas voltadas para esse segmento, assinale a opção correta.
É consenso, na literatura, que a inclusão de jovens no mercado de trabalho não tem apresentado o êxito esperado, tendo em vista a baixa escolaridade e a ausência de qualificação desses jovens.
As políticas para os jovens, em geral, são construídas sob a ótica dos problemas definidos pelo mundo adulto, e não sob a ótica dos direitos da juventude.
Grande parte dos projetos sociais voltados para os jovens destacam-se pela perspectiva universal e preventiva.
O processo constituinte de 1988 resultou em um novo ordenamento jurídico que delegou ao Estado a gestão das políticas públicas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Pesquisas recentes referentes à juventude no Brasil revelam considerações dos próprios jovens e suas experiências, formas de sociabilidade e atuação, que apontam para distintas imagens a seu respeito. Acerca da concepção de juventude considerada mais apropriada para o trabalho do agente de segurança socioeducativo, segundo Juarez Dayrell e Paulo Carrano, assinale a opção correta.
A juventude deve ser entendida como parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos, influenciado pelo meio social, e que não se reduz a uma passagem.
A juventude consiste na passagem para a vida adulta, configurando-se, assim, um período de formação no qual não se deve cobrar grandes responsabilidades do jovem.
A juventude reduz-se ao tempo de liberdade, de prazer e de expressão de comportamento exótico; deve-se evitar, portanto, aplicações de sanções nesse período.
A juventude deve ser compreendida como um momento de crise, uma fase difícil, dominada por conflitos com a autoestima e(ou) a personalidade e, por isso, deve-se incentivar o distanciamento da família.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um jovem pobre e negro caminhando pelas ruas de uma grande cidade brasileira é um ser socialmente invisível.
Com essa afirmação, Luiz Eduardo Soares exemplifica o conceito de ser socialmente invisível. Um jovem é socialmente invisível
porque as pessoas que passam por ele não o conhecem.
quando lhe é imputado um estigma que dissolve a sua identidade e a anula.
quando procura ocultar sua condição de pobreza.
por ser potencialmente perigoso e constituir uma ameaça para a sociedade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A experiência religiosa é uma luta incessante para que todos aceitem a revelação final.
A religião permite compreender todos os mistérios do mundo, pois Jesus disse: "eu sou o caminho, a verdade e a vida".
A experiência religiosa possui uma clara dimensão ética: é uma tentativa de adequação entre a vida cotidiana e os grandes valores e verdades professados.
A religião não tem nada a ver com verdade, e sim com a fé.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O ensino religioso deve se preocupar em doutrinar os alunos nos conhecimentos da religião verdadeira.
O ensino religioso deve superar o fundamentalismo e abrir-se ao conhecimento das outras religiões.
Não há ensino religioso sem a superação da divisão entre as religiões e o reconhecimento de que todas as religiões são iguais.
É atribuição exclusiva do professor de ensino religioso distinguir as religiões verdadeiras daquelas falsas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,
a experimentação é o método mais eficaz para a realização da função social de uma instituição educativa.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,
a conquista da hegemonia na sociedade por meio da formação do intelectual orgânico é a função da escola.
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