Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação deve ser vista como instrumento do planejamento escolar: é ela que permite caminhar, com relativa segurança, em direção às metas, porque elas são constantemente monitoradas.
Acerca do processo de avaliação, julgue os itens a seguir.
A avaliação aponta os pontos frágeis do ensino ministrado aos alunos, permitindo que novas formas de ensino sejam elaboradas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A democratização do acesso aos novos produtos tecnológicos, como computadores e Internet, é um desafio para a sociedade atual, que demanda esforços e mudanças econômicas e educacionais. Julgue o item abaixo, a respeito desse assunto.
A utilização das tecnologias da informação e da comunicação pode trazer benefícios para o processo de ensino e de aprendizagem, mas também pode, a médio prazo, vir a substituir o trabalho do professor regente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Antigamente, o papel do professor se restringia a transmitir o conhecimento de forma pronta e acabada para seus alunos; agora, esse papel é de orientar e guiar as atividades dos alunos, fazendo com que aprendam, progressivamente, sendo sujeitos ativos do processo de aprendizagem. Com base nessas idéias, julgue os itens subseqüentes.
Na educação atual, as atividades de aprendizagem são organizadas com a participação de alunos, para que estes possam agir com autonomia e criatividade, resolvendo problemas e realizando descobertas. Deve-se, nesse contexto, privilegiar a metodologia de projetos, que pressupõe o levantamento de hipóteses, a pesquisa e a resolução de problemas, caminho entre a teoria e a prática.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Antigamente, o papel do professor se restringia a transmitir o conhecimento de forma pronta e acabada para seus alunos; agora, esse papel é de orientar e guiar as atividades dos alunos, fazendo com que aprendam, progressivamente, sendo sujeitos ativos do processo de aprendizagem. Com base nessas idéias, julgue os itens subseqüentes.
O processo de construção do conhecimento é aquele em que os alunos se apropriam dos conhecimentos disponíveis e os articulam às suas experiências anteriores, de modo a conquistar novas formas de pensar, sentir e agir.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas idéias, julgue os seguintes itens.
No interacionismo, alguns autores são adeptos do construtivismo e outros do sociointeracionismo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas idéias, julgue os seguintes itens.
As teorias sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem divergem: os behavioristas acreditam que o ambiente em que se vive é a variável mais forte na formação dos seres humanos; os interacionistas acreditam na relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
O docente deve desconsiderar as etapas anteriores da vida do aluno e despreocupar-se em relação às posteriores, limitando suas ações ao presente.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
A escola deve priorizar a divulgação de calendários e horários escolares.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
O professor deve ater-se aos conteúdos dos componentes curriculares que leciona.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
A concepção do currículo se fundamenta no processo de construção social, que implica conhecer a realidade e atuar em sua transformação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...