Questões de Pedagogia do ano 2009

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.

A educação comparada determina a fixação de princípios normativos completos, obrigatórios e acabados para a construção de modelos de processos educativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.

A história da educação e a educação comparada apresentam estreitas relações entre si, inclusive aspectos comuns de métodos.

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz dos dispositivos constitucionais relacionados à educação brasileira, julgue os itens a seguir.

O ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas as normas gerais da educação nacional e ocorra autorização e avaliação de qualidade pelo poder público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

A escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação, segundo John Dewey.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

Para o materialismo histórico, a escola é o centro irradiador do processo revolucionário, pois tem a responsabilidade de encaminhar a superação efetiva do modo de produção na sua totalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Strazzacappa (2001), lembrando Giordano, faz uma análise das dicotomias presentes na modernidade capitalista atual e percebe que, na educação, a arte e a ciência reforçam estas distâncias. Diz ser lastimável a regra de estabelecer distinção segundo a qual a primeira se aprende como atividade lúdica e a segunda como atividade séria e constrangedora. Dessa reflexão, conclui-se que

  • A. os questionamentos sobre arte na escola devem ser sobre a presença da ludicidade e da importância da recreação para o ensino de arte na escola.
  • B. a arte é apenas um ambiente de exploração dos potenciais lúdicos e a ciência um local de exploração do pensamento racional e formal.
  • C. a separação entre arte e ciência reforça a ideia de que os dois campos devem permanecer como locais separados e de produção do conhecimento distintos e não penetráveis.
  • D. a autora critica não apenas a ausência do lúdico nas disciplinas científicas ministradas na escola, mas também a falta de seriedade no ensino de arte, o que corrobora a falsa ideia de que o ensino da arte seja supérfluo e recreativo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...