Questões de Pedagogia do ano 2011

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A escolha de uma receita para o trabalho em sala de aula

  • A.

    mostra que todas as receitas são idênticas, porque relacionam sempre os ingredientes que devem ser utilizados.

  • B.

    parece trazer algumas dificuldades para grupos de alunos que talvez desconheçam os ingredientes selecionados.

  • C.

    permite identificar diferentes tipos de textos, a partir da construção de seu significado por meio da leitura.

  • D.

    facilita a leitura por todos os alunos, porque os ingredientes e sua quantidade aparecem em linhas diferentes.

  • E.

    traz orientações a respeito de uma alimentação saudável, ao fazer com que os alunos escolham os ingredientes e sua quantidade.

O uso devidamente contextualizado de bilhetes e anúncios, em salas de aula,

  • A.

    dificulta o trabalho docente de análise de textos, por não apresentarem recursos linguísticos mais elaborados.

  • B.

    compromete seu entendimento como veículos de comunicação, pela dificuldade oferecida em um início de aprendizagem.

  • C.

    pode, por apresentarem frequentes deslizes em relação à norma culta, dificultar o aprendizado correto da escrita.

  • D.

    prejudica o planejamento das atividades docentes pela dificuldade em obter textos adequados a tais atividades.

  • E.

    favorece o trabalho com textos de diversos tipos, que despertam o interesse dos alunos por pertencerem à sua realidade.

Duas professoras de Ciências de uma mesma escola têm concepções bem distintas sobre o processo de ensino-aprendizagem. A primeira planeja uma aula na qual metade do tempo é empregada para o debate dos conhecimentos prévios dos alunos, enquanto a segunda vai diretamente ao livro, pedindo que eles leiam o texto e em seguida respondam a um questionário. A principal diferença entre a primeira e a segunda professora é que a primeira considera que

  • A.

    quanto mais tempo o aluno tiver em contato com os conceitos científicos, mais fácil será a assimilação desses conceitos.

  • B.

    encontrar significado para temas científicos envolve estabelecer relações entre o que já se sabe e o que se aprende.

  • C.

    o levantamento de conhecimentos prévios facilita as trocas afetivas e o envolvimento de classe, mas não contribui para a aprendizagem.

  • D.

    a aprendizagem reflete uma resposta apropriada a um estímulo; caso esse estímulo seja adequado, a aprendizagem também será.

  • E.

    ensinar ciências é desconsiderar o conhecimento de senso comum dos alunos.

Um professor, que desconsidera o conhecimento prévio do estudante e se orienta pelo ensino centrado no conhecimento científico historicamente acumulado, tem por objetivo

  • A.

    ajudar o aluno a construir conceitos de forma gradual.

  • B.

    promover o desenvolvimento de aprendizagem significativa.

  • C.

    propiciar o conhecimento de conceitos de forma contextualizada.

  • D.

    transmitir as verdades científicas de forma simplificada.

  • E.

    mostrar que esse conhecimento é uma construção humana.

Ah! Bons tempos aqueles em que a gente podia reter os alunos de uma série para a outra − falou um professor na reunião de HTPC. A coordenadora pedagógica que acompanhava a reunião percebeu que alguns docentes concordaram com a fala do professor e ficou preocupada. Resolveu que seria necessário aproveitar esse espaço para discutir com o corpo docente que o regime de progressão continuada exige um novo tratamento para o processo de avaliação na escola, transformando-o em

  • A.

    um aplicativo que permita sinalizar as heterogeneidades entre os alunos.

  • B.

    uma ferramenta que permita a promoção automática dos alunos.

  • C.

    um instrumento para classificar e seriar os alunos de acordo com o rendimento escolar.

  • D.

    um instrumento-guia essencial para a observação da progressão do aluno.

  • E.

    um mecanismo seguro de ajuste dos objetivos educacionais à realidade dos alunos.

Um aluno do oitavo ano comenta com a coordenadora pedagógica que está gostando muito das aulas da professora Sonia e acrescenta: − Às vezes a gente faz grupos, porque uns têm dificuldade e uns têm facilidade. Ela coloca dois que têm facilidade e dois que têm dificuldade juntos. Por exemplo, eu explico para um aluno que tem mais dificuldade e, outro, que tem mais facilidade que eu, explica pra mim. É uma coisa de um ajudar o outro. Essa dinâmica possibilita

  • A.

    a cooperação intelectual, no sentido de operar junto, em benefício da aprendizagem.

  • B.

    o reconhecimento das diferenças intelectuais como algo permanente em alguns e ausente em outros.

  • C.

    a ressignificação da prática docente pelo professor e pelos alunos.

  • D.

    o controle do processo de aprendizagem e da avaliação do rendimento dos alunos.

  • E.

    o posicionamento do professor diante da classe como interlocutor dos alunos no processo de aprendizagem.

Na HTPC, uma professora perguntou o que é avaliação externa. A coordenadora pedagógica respondeu que essa avaliação busca subsidiar a tomada de decisão no âmbito dos sistemas de ensino, ao fornecer informações sobre

  • A.

    as estratégias de ensino dos professores e o perfil de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    as modalidades de gestão e os recursos disponíveis para implementá-las.

  • C.

    o nível maturacional dos alunos e seu grau de desenvolvimento cognitivo.

  • D.

    as competências e habilidades dos alunos e a adequação do currículo em vigor.

  • E.

    os fatores familiares e sociodemográficos implicados na aprendizagem discente.

Durante os encontros de planejamento do ano letivo em uma escola, discutiu-se sobre a necessidade de prever estratégias de ensino que possibilitem estabelecer os vínculos entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios do aluno. Para tanto, é preciso

I. determinar que interesses, motivações, comportamento, habilidades etc. devem constituir o ponto de partida.

II. esclarecer ao aluno que o sucesso da aprendizagem implica dedicação e esforço e que, nem sempre, as atividades que realiza satisfaz a alguma necessidade.

III. gerar um ambiente em que seja possível que os alunos se abram, façam perguntas e comentem o processo que seguem, por meio de situações de diálogo e participação.

IV. promover atividades comunicativas que fomentem a competitividade entre os estudantes e lhes permitam adquirir, progressivamente, mais possibilidades de atuar de forma autônoma.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.

Na Proposta Pedagógica da escola, no Regimento e no plano de cada professor, a avaliação está presente. Desse modo, com base no conhecimento daquilo que já está registrado na Proposta Pedagógica, é fundamental que a equipe gestora promova discussões coletivas que favoreçam

  • A.

    o conhecimento da definição já instaurada de avaliação na escola, que deve ser conhecida por professores, pais e alunos.

  • B.

    a compreensão das diferentes modalidades de avaliação, que se fundamentam na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais.

  • C.

    a adoção, pelos professores, da avaliação formativa, que permite verificar a adequação dos padrões pretendidos e das tarefas propostas.

  • D.

    a definição de padrões claramente estabelecidos do que é necessário aprender e de seu caráter funcional, para que o aluno possa aplicá-lo em seu contexto de desenvolvimento pessoal.

  • E.

    a reflexão sobre o que a escola entende por avaliação, como os processos de avaliação acontecem de fato e de que forma eles são assimilados pelos atores do processo ensino aprendizagem.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.

Em relação aos planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries, é correto afirmar que

  • A.

    servem de guia para o professor elaborar os planos das aulas e os instrumentos de avaliação da aprendizagem dos alunos e, ainda, possibilitam o acompanhamento da implementação do currículo pelo coordenador.

  • B.

    devem ser reapresentados pelos professores, para o cumprimento das normatizações previstas e submetidos à leitura crítica dos pares e do coordenador pedagógico, buscando obter melhores resultados.

  • C.

    a equipe escolar deve elaborar seu diagnóstico institucional, criticar seu projeto pedagógico e, ainda, traçar ações substantivas para melhorar o desempenho nas avaliações internas e externas.

  • D.

    é necessário que os professores formulem seus planos anuais, considerando as possibilidades e ajustes, em relação àqueles indicados nas Propostas, cuidando para que, durante os bimestres, não haja alterações.

  • E.

    os conteúdos de ensino não precisam ser ordenados em sequência, pois não há uma proposta articulada, de referência oficial, e, com isso, as decisões quanto às formas de organização dos planos são de responsabilidade do professor.

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