Questões de Pedagogia do ano 2011

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Como eu posso ajudar um aluno com deficiência visual a aprender e permanecer na escola aprendendo?

  • A.

    Adaptar o trabalho pedagógico à condição visual do aluno.

  • B.

    Proibir os alunos de usarem chapéus ou bonés em sala de aula.

  • C.

    Desestimular o uso constante de óculos em sala de aula.

  • D.

    Não exigir o mesmo desempenho esperado dos demais alunos.

  • E.

    Posicionar o aluno com fotofobia em locais bem iluminados.

A leitura de tabelas é uma habilidade importante a ser ensinada durante o Ciclo I do Ensino Fundamental porque a tabela

  • A.

    é uma maneira de se organizar informações usadas na vida cotidiana e em diferentes disciplinas.

  • B.

    é uma habilidade limitada à escola e que só será necessária durante a vida acadêmica do aluno.

  • C.

    permite uma única interpretação dos fatos, facilitando a vida escolar da criança.

  • D.

    indica para o estudante que o texto só pode ser de matemática ou ciências da natureza.

  • E.

    independe do letramento dos alunos, podendo ser de utilidade também para os não alfabetizados.

Um professor, ao buscar um texto de divulgação científica para ser trabalhado no Ensino Fundamental I, deve ter em mente quais são os objetivos que deseja que os alunos atinjam. Nesse contexto, um texto de divulgação científica sobre o corpo humano deveria conter

  • A.

    nomes de partes do corpo, para que os alunos aprendam os termos científicos corretos.

  • B.

    instruções que ensinem os alunos a usar corretamente um microscópio ou outro instrumento.

  • C.

    informações que estimulem os alunos a conhecer mais o próprio corpo e a respeitá-lo.

  • D.

    dados aprofundados sobre a prática de profissões da saúde, para que os alunos reflitam sobre o futuro.

  • E.

    detalhes sobre doenças mais comuns, para que os alunos reconheçam seus sintomas.

A utilização de livros e artigos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para apresentar aos alunos do ciclo I do Ensino Fundamental temas e assuntos relacionados às ciências da natureza. Ao utilizar esses textos o professor deve:

  • A.

    solicitar que os alunos copiem trechos do texto, para que treinem a escrita.

  • B.

    criar situações didáticas que permitam aos alunos desenvolver capacidades envolvidas no ato de ler para estudar.

  • C.

    dar prioridade a esse tipo de material, que contém informações verdadeiras.

  • D.

    pedir que os alunos façam resumos, que podem ler para alunos não alfabéticos.

  • E.

    propor que os alunos façam a leitura do texto em casa, para que as famílias também possam aprender.

Um tema de grande importância a ser abordado com os alunos refere-se ao lixo. Dentre os elementos que fazem parte da discussão pode-se citar

  • A.

    o fato de, atualmente, todas as cidades brasileiras terem 100% do lixo coletado.

  • B.

    a realização de queimadas como solução para evitar o acúmulo de lixo.

  • C.

    o conceito de lixo como conjunto de resíduos líquidos e pastosos descartáveis.

  • D.

    a desmistificação do lixo como elemento poluidor do solo e da água.

  • E.

    a tendência mundial em reaproveitar partes do lixo, reciclando-o.

Considere as imagens.

Um dos elementos que podem ser abordados na discussão a partir das imagens é

  • A.

    a extensão das nossas florestas e sua constante capacidade de renovação.

  • B.

    a substituição da madeira das árvores por plástico ou outros materiais.

  • C.

    o desmatamento acelerado e os problemas ambientais que ele provoca.

  • D.

    a possibilidade de preservar a Amazônia reduzindo as atividades econômicas lá desenvolvidas.

  • E.

    o exagero dos ecologistas que aumentam os problemas do desmatamento para preservar a florestas.

Observe a foto e leia o texto.

Imagens e textos sobre quilombos e quilombolas como os apresentados podem servir como ponto de partida para o professor desenvolver com seus alunos a habilidade de

  • A.

    reconhecer transformações na estrutura demográfica nas regiões brasileiras.

  • B.

    propor intervenções no ambiente escolar para o controle preventivo de situações de risco.

  • C.

    identificar permanências e transformações no ambiente natural.

  • D.

    identificar processos históricos relacionados a impactos no meio ambiente.

  • E.

    reconhecer a diversidade étnico-racial brasileira, suas manifestações e representações.

Leia a poesia.

Tomando como ponto de partida a poesia, o professor pode propor aos alunos a discussão do conceito de “estações do ano”, destacando

  • A.

    a inversão das estações entre o Nordeste e o Sul do Brasil, como consequência das diferenças entre os hemisférios Norte e Sul.

  • B.

    a existência de um período em que ocorre o fenômeno do “sol da meia noite” no Nordeste, pois é uma região muito próxima ao Equador.

  • C.

    o fato de que a ideia de quatro estações bem definidas não pode ser aplicada a todos os lugares, como o Nordeste brasileiro.

  • D.

    a relação entre povos festivos e climas quentes, o que explica porque o verão é uma estação tão comprida na região Nordeste.

  • E.

    a dependência do homem em relação ao clima, posto que no Nordeste brasileiro só se trabalha no inverno, que dura três meses no ano.

Considere o texto a seguir:

Segundo o texto, o uso da internet na educação, nos dias de hoje,

  • A.

    equivale à utilização de uma nova técnica, como foi, um dia, a incorporação no cotidiano de equipamentos que facilitaram a escrita e a comunicação.

  • B.

    mostra-se problemático à formação do cidadão, pois disponibiliza ao aluno uma quantidade muito grande de informações.

  • C.

    dispensa as práticas de leitura e escrita, pois prioriza-se a compreensão da linguagem digital e o uso dos recursos do computador.

  • D.

    deve se restringir ao uso de programas como o Word, para o domínio do teclado e o desenvolvimento da escrita e da leitura.

  • E.

    potencializa o alcance de atividades pedagógicas, como o letramento e o aprendizado da pesquisa, bem como o acesso à informação.

Considere as imagens.

Considerando a evolução da sociedade brasileira, é correto afirmar que as manifestações culturais retratadas nas figuras, entre outras,

  • A.

    mostraram o nível de desenvolvimento cultural do povo africano, considerado inferior até o século XIX.

  • B.

    mantiveram vivas suas raízes africanas, que passaram a ser valorizadas nas últimas décadas do século XX.

  • C.

    referiram-se a aspectos religiosos dos povos africanos como o misticismo e a divinização da natureza viva.

  • D.

    adotaram os valores dominantes de origem europeia, incentivando a luta por direitos iguais para os negros.

  • E.

    procuraram negar a existência de influência europeia na formação cultural dos afro-descendentes no país.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...