Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as ideias sobre planejamento e plano sinalizadas por Vasconcellos (2006), é INCORRETO afirmar que

  • A. o planejamento corresponde ao processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisões, colocação em prática e acompanhamento.
  • B. o plano é resultado da reflexão e tomada de decisões realizadas no planejamento e que pode ser explicitado em forma de registro, de documento ou não.
  • C. o plano, como produto, é permanente.
  • D. o planejamento como processo envolve dois subprocessos: elaboração e realização interativa.

Segundo Coll e Solé (2003, p. 19), “(...) na concepção construtivista aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto ou conteúdo que pretendemos aprender”.

Analise as afirmativas sobre a concepção construtivista de aprendizagem:

I. A concepção construtivista de aprendizagem e do ensino parte da evidência de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal, exclusivamente no âmbito cognitivo.

II. o conhecimento é construído mediante um processo de elaboração pessoal, algo em que ninguém pode realizar em seu lugar.

III. A partir do conhecimento prévio do aluno, pode-se fazer uma primeira leitura do novo conteúdo, atribuir-lhe significado e sentido e iniciar o processo de aprendizagem.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

A avaliação institucional é fundamentada em procedimentos de autoavaliação conforme indicadores selecionados, tendo como ponto de partida a construção de um banco de dados composto por cinco critérios (BOCLIN, 2012).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 1 4 3 2 5.
  • B. 2 1 5 3 4.
  • C. 3 5 4 1 2.
  • D. 1 5 2 4 3.

Segundo Perrenoud (1999, p. 10), “(...) a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades”.

Analise as afirmativas sobre as reflexões de avaliação feitas por PERRENOUD (1999) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A regulação é um momento específico da ação pedagógica, sendo um componente variável dela.

( ) As hierarquias de excelência escolar orientam o que se chama de êxito ou fracasso escolares.

( ) Uma prática da avaliação formativa pressupõe um domínio do currículo e dos processos de ensino e aprendizagem, em geral, pelo professor.

( ) Toda avaliação, com exceção da formativa, é uma forma de controle social e de coerção que não se deve prolongar inultimente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F F V.
  • B. F V F V.
  • C. F V V F.
  • D. V F V F.

Em relação às reflexões realizadas por Martins (2006) sobre as tendências educativas no cenário escolar atual, é INCORRETO afirmar que

  • A. as novas propostas de práticas pedagógicas que consideram transformadoras, renovadoras ou inovadoras são iniciativas provenientes da experiência, da intuição e da implicação e, não, do espaço acadêmico, do campo da especulação e investigação.
  • B. há várias tendências de desenvolvimento curricular. Entretanto, o modelo mais dominante foi e é o da racionalidade técnica.
  • C. a educação/formação caminha por muitos e diversos espaços , ajustando-se na perspectiva de que cada vez mais o indivíduo realiza a sua aprendizagem ou aprendizagens em diversos espaços.
  • D. as pedagogias inovadoras emergentes expressam menos a igualdade e mais a liberdade, qualidade e competências para o desempenho profissional.

No novo cenário educacional com as tecnologias da informação e comunicação, o papel de professores e alunos também sofrerá mudanças.

São considerados papéis do professor nesse cenário, EXCETO:

  • A. Seletor e gestor dos recursos disponíveis.
  • B. Protagonista central das trocas entre seus alunos e guardião do currículo.
  • C. Orientador e guia na realização de projetos.
  • D. Tutor e consultor no esclarecimento de dúvidas.

Para Leite (1996), os projetos de trabalho podem ser situados como uma proposta de intervenção que dá à atividade de aprender um sentido novo, em que as necessidades de aprendizagem surgem nas tentativas de resolver situações problemáticas.

Sobre as características dos projetos de trabalho, é INCORRETO afirmar que

  • A. os alunos são corresponsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto.
  • B. um projeto envolve complexidade e resolução de problemas.
  • C. as fases a serem percorridas são: escolha do objetivo central, formulação dos problemas e planejamento.
  • D. o problema a ser resolvido é significativo e tem um caráter real para os alunos.

Com base nos saberes necessários à pratica educativa, em favor da autonomia do ser dos educandos, segundo Freire (2001) , é INCORRETO afirmar que

  • A. que a docência e a discência se explicam e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.
  • B. que ao respeitar a natureza do ser humano, o ensino do conteúdo não pode ser alheio à formação moral do educando.
  • C. que o primordial nas relações entre educador e educando é a reinvenção do ser humano no aprendizado de sua autonomia.
  • D. que se pode permitir a interferência da afetividade do professor no cumprimento ético de seu dever profissional no exercício de sua autoridade.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das modalidades de avaliação com as suas respectivas características mencionadas por Sanmartí (2009), em seu livro, Avaliar para aprender.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 4 1 3 2.
  • B. 1 3 2 4.
  • C. 2 4 1 3.
  • D. 3 2 4 1.

Coll e Monereo (2010) sinalizaram alguns fenômenos, tendências ou características que são próprios da Sociedade da Informação e que formam o pano de fundo da educação nesse novo cenário. Analise as afirmativas que explicitam esses fenômenos, tendências ou características da Sociedade da Informação.

I. A rapidez com que acontecem as mudanças e transformações diminui o impacto e a imprevisibilidade de seus efeitos e consequências.

II. Há escassez de espaços e de tempo para a abstração e a reflexão.

III. Tem como matéria-prima a informação.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...