Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que
Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.
Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.
I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.
II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.
III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Três tendências filosófico-políticas interpretam o papel da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como um meio de transformação da sociedade. Elas são expressas pelas pedagogias liberais e pelas pedagogias progressistas (LUCKESI, 1994).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto (VASCONCELLOS, 2006, p.79).
Analise as afirmativas sobre o planejamento no processo ensino-aprendizagem.
I. A prática do planejamento também dependerá do entendimento de currículo que se tem, considerando as implicações na organização do trabalho pedagógico.
II. Numa escola em que se vivencia um processo de planejamento, existirão planos globais referentes a toda a instituição e planos de cada um dos setores direção e coordenação pedagógica, por exemplo.
III. A participação é considerada um elemento estratégico, sendo uma forma de diminuir as resistências dos próprios agentes internos da instituição.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Sobre os projetos de trabalho como forma de organizar os conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que
O Projeto Político-Pedagógico é considerado por Vasconcellos (2006) como o plano global da instituição.
Analise as afirmativas sobre o Projeto Político-Pedagógico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Envolve uma construção coletiva de conhecimento.
( ) O marco doutrinal corresponde ao momento de análise da realidade mais abrangente na qual a instituição se insere.
( ) É composto por duas grandes partes: o diagnóstico e a programação.
( ) A simples reprodução do novo senso comum pedagógico é um dos fatores que podem comprometer a sua elaboração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de que maneira o fazem.
Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que
Segundo Coll e Monereo (2010), os novos cenários educacionais emergentes na Sociedade da Informação questionam o ponto em que inicia e termina a ação de escolas e professores.
Analise as afirmativas sobre esses cenários educacionais.
I. Um dos cenários seria de salas de aula e escolas com mais e melhores infraestruturas, equipamentos de TIC e com aproveitamento das potencialidades dessas tecnologias para o ensino e aprendizagem por meio de projetos pedagógicos e didáticos.
II. Um cenário com redução das salas de aula e de escola para outros espaços, restringindo o uso das TIC.
III. Um cenário global e onipresente, tornando possível o aprendizado em quase qualquer lugar e situação via TIC e desenvolvimento das tecnologias móveis.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
Para Coll, Mauri e Onrubia (2010), a avaliação do estado em que está a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das previsões sobre o seu futuro na educação formal e escolar altera, em função do potencial educacional dado, essas tecnologias e os objetivos a serem alcançados com a sua incorporação.
Analise as afirmativas sobre a avaliação da incorporação das TIC na educação escolar e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As TIC vistas como conteúdos curriculares, como objeto de ensino e aprendizagem, apresentam uma avaliação relativamente positiva, e as perspectivas de futuro são otimistas.
( ) A incorporação das TIC com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e aprendizagem apresentam resultados bem positivos devido ao seu grande uso nas salas de aula.
( ) No tocante às atividades docentes, a incorporação das TIC não é necessariamente um fator transformador e inovador das práticas educacionais.
( ) Ao considerar as TIC como instrumentos mediadores dos processos intra e interpsicológicos implicados no ensino e aprendizagem, com o proveito de seu potencial para a promoção de novas formas de aprender e ensinar, os estudos de avaliação apresentam resultados, em geral, muito positivos, salvo raras exceções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Toda didática, por sua configuração e sua finalidade, é obrigatória e intrinsecamente interdisciplinar.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...