Questões de Pedagogia do ano 2014

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Tendo em vista as reflexões de Tardif (2002) sobre os saberes docentes e formação profissional, é INCORRETO afirmar que

  • A. os professores têm saberes específicos que são mobilizados, utilizados e produzidos no espaço de suas tarefas cotidianas.
  • B. o principal desafio para a formação de professores, nos próximos anos, será o de se ter maior abertura para os conhecimentos mais teóricos dentro do próprio currículo.
  • C. a produção dos saberes sobre o ensino deve ter, pelos pesquisadores, o reconhecimento dos saberes dos professores.
  • D. os saberes dos professores se fundamentam, em sua maioria, em sua experiência profissional e em suas próprias competências e habilidades.

Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.

Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.

I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.

II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.

III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas,
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Três tendências filosófico-políticas interpretam o papel da educação na sociedade: educação como redenção, educação como reprodução e educação como um meio de transformação da sociedade. Elas são expressas pelas pedagogias liberais e pelas pedagogias progressistas (LUCKESI, 1994).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 2 1 1 2.
  • B. 1 2 2 1.
  • C. 1 2 1 2.
  • D. 2 2 1 1.

“Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto” (VASCONCELLOS, 2006, p.79).

Analise as afirmativas sobre o planejamento no processo ensino-aprendizagem.

I. A prática do planejamento também dependerá do entendimento de currículo que se tem, considerando as implicações na organização do trabalho pedagógico.

II. Numa escola em que se vivencia um processo de planejamento, existirão planos globais referentes a toda a instituição e planos de cada um dos setores – direção e coordenação pedagógica, por exemplo.

III. A participação é considerada um elemento estratégico, sendo uma forma de diminuir as resistências dos próprios agentes internos da instituição.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Sobre os projetos de trabalho como forma de organizar os conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que

  • A. considera que os conhecimentos escolares não se ordenam de forma rígida para a sua compreensão, nem ao menos em função de determinadas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.
  • B. a informação necessária para construir os projetos é determinada antes e depende do educador ou do livro-texto.
  • C. o critério de escolha de um tema pela turma se baseia em sua relação com os trabalhos e temas precedentes.
  • D. a busca das fontes de informação favorece a autonomia dos alunos.

O Projeto Político-Pedagógico é considerado por Vasconcellos (2006) como o plano global da instituição.

Analise as afirmativas sobre o Projeto Político-Pedagógico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Envolve uma construção coletiva de conhecimento.

( ) O marco doutrinal corresponde ao momento de análise da realidade mais abrangente na qual a instituição se insere.

( ) É composto por duas grandes partes: o diagnóstico e a programação.

( ) A simples reprodução do novo senso comum pedagógico é um dos fatores que podem comprometer a sua elaboração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. V F F V.
  • C. F V F V.
  • D. F V V F.

Para Sanmartí (2009), a avaliação não só mensura os resultados, como também condiciona o que e como se ensina, principalmente o que aprendem os estudantes e de que maneira o fazem.

Sobre a avaliação, é INCORRETO afirmar que

  • A. ela tem como finalidade principal a regulação, tanto das dificuldades e erros dos alunos quanto do processo de ensino.
  • B. é preciso diversificar os instrumentos de avaliação, pois qualquer aprendizagem contempla diferentes tipos de objetivos.
  • C. a avaliação, compreendida como autoavaliação e coavaliação, constitui inevitavelmente o motor de todo o processo de construção do conhecimento.
  • D. os instrumentos de avaliação podem ser bons ou maus, independentemente se são adequados ou não às finalidades de sua aplicação.

Segundo Coll e Monereo (2010), os novos cenários educacionais emergentes na Sociedade da Informação questionam o ponto em que inicia e termina a ação de escolas e professores.

Analise as afirmativas sobre esses cenários educacionais.

I. Um dos cenários seria de salas de aula e escolas com mais e melhores infraestruturas, equipamentos de TIC e com aproveitamento das potencialidades dessas tecnologias para o ensino e aprendizagem por meio de projetos pedagógicos e didáticos.

II. Um cenário com redução das salas de aula e de escola para outros espaços, restringindo o uso das TIC.

III. Um cenário global e onipresente, tornando possível o aprendizado em quase qualquer lugar e situação via TIC e desenvolvimento das tecnologias móveis.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

Para Coll, Mauri e Onrubia (2010), a avaliação do estado em que está a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das previsões sobre o seu futuro na educação formal e escolar altera, em função do potencial educacional dado, essas tecnologias e os objetivos a serem alcançados com a sua incorporação.

Analise as afirmativas sobre a avaliação da incorporação das TIC na educação escolar e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As TIC vistas como conteúdos curriculares, como objeto de ensino e aprendizagem, apresentam uma avaliação relativamente positiva, e as perspectivas de futuro são otimistas.

( ) A incorporação das TIC com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e aprendizagem apresentam resultados bem positivos devido ao seu grande uso nas salas de aula.

( ) No tocante às atividades docentes, a incorporação das TIC não é necessariamente um fator transformador e inovador das práticas educacionais.

( ) Ao considerar as TIC como instrumentos mediadores dos processos intra e interpsicológicos implicados no ensino e aprendizagem, com o proveito de seu potencial para a promoção de novas formas de aprender e ensinar, os estudos de avaliação apresentam resultados, em geral, muito positivos, salvo raras exceções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. F V F V.
  • C. V F F V.
  • D. F V V F.

Toda didática, por sua configuração e sua finalidade, é obrigatória e intrinsecamente interdisciplinar.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O desenvolvimento da didática implica a relação com diversas disciplinas científicas, como psicologia, sociologia e outras ciências.
  • B. A insuficiência da centralização das disciplinas escolares que conduz à necessidade de estabelecer relações com disciplinas de apoio, dentre elas, a didática.
  • C. A didática de qualquer disciplina é alimentada e constituída por um conjunto estruturado de elementos procedentes das disciplinas interligadas.
  • D. A didática se refere a um trabalho de aplicação e de organização de estratégias de ensino, que favorecem a interligação de diferentes conteúdos disciplinares.
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