Questões de Pedagogia do ano 2015

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Competências representam uma combinação de características pessoais e de conhecimentos e habilidades profissionais. No que diz respeito às características pessoais, elas podem estar relacionadas a três aspectos principais: execução da tarefa em si, interdependência com outras tarefas e interdependência com outras pessoas. Cada um desses aspectos relaciona-se a um conjunto de competências, como as descritas na tabela a seguir.

Considerando essas informações, a associação correta entre os aspectos das características pessoais e as respectivas competências é:

  • A. CX;
  • B. AZ;
  • C. CZ;
  • D. AX;
  • E. BY.

O desenvolvimento de competências nas organizações está diretamente associado ao próprio desenvolvimento das pessoas que compõem a organização. Considere que você foi contratado para atuar como pedagogo empresarial em uma organização pública de médio porte e grande relevância social. O chefe da área de Capacitação e Desenvolvimento solicitou-lhe uma proposta de desenvolvimento de habilidades pessoais. Sabendo que existem muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e que o foco da empresa é concentrar-se em métodos dentro da empresa, seria adequado propor:

  • A. rotação de cargos e participação em congressos e seminários;
  • B. atribuição de cargos em comissão e jogos de empresas;
  • C. exercícios de simulação e aprendizagem prática;
  • D. tutoria, mentoring ou coaching e treinamento outdoor;
  • E. jogos de empresas e centros de desenvolvimento internos.

O mercado de trabalho (MT) refere-se às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas e o mercado de recursos humanos (MRH) refere-se ao número de candidatos a emprego. O MRH pode estar total ou parcialmente contido no MT. Considera-se que o MRH é de oferta quando há abundância de candidatos e que ele é de procura quando há escassez de candidatos. São comportamentos comuns das organizações no MT em oferta:

  • A. competição entre empresas para obter candidatos e redução dos investimentos em recrutamento;
  • B. redução das exigências aos candidatos e redução dos investimentos em treinamento;
  • C. políticas de fixação do pessoal e ênfase no recrutamento interno;
  • D. redução dos investimentos em benefícios sociais e redução do recrutamento externo;
  • E. orientação para o trabalho e políticas de substituição de pessoal.

Na prática das organizações, muitos profissionais atuam na área de recursos humanos das empresas, com destaque para administradores, psicólogos e pedagogos. Cada um desses profissionais pode dar um conjunto de contribuições distintas e que devem ser sinérgicas entre si. Contudo, o profissional responsável pela pedagogia corporativa e pelas práticas dela derivadas deve ser o pedagogo empresarial, que é a categoria ocupacional que domina os processos educacionais e pedagógicos. Esse profissional atribui grande relevância ao planejamento instrucional porque sabe que:

  • A. a descrição do público-alvo deve ser feita logo após a divulgação do curso;
  • B. a definição de critérios de avaliação depende da monitoração do alcance dos objetivos;
  • C. a qualificação técnica de uma formação depende, sobretudo, da modalidade em que será realizada;
  • D. os objetivos instrucionais antecedem a elaboração das estratégias pedagógicas;
  • E. a escolha dos procedimentos pedagógicos depende da comunicação empresarial.

Acerca da pedagogia de projetos, julgue os itens subsecutivos. Trabalhar com projetos nas instituições educacionais é uma forma de colocar em prática a interdisciplinaridade sem que isso provoque, contudo, uma perda da especificidade das disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da pedagogia de projetos, julgue os itens subsecutivos. As bases para a pedagogia de projetos estão fundamentadas nos seguintes princípios: vivência do aluno, aprender a aprender, resolução de problemas e vivências diárias de democracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. Os termos professor/estudante e estudantes/professores, formulados por Paulo Freire, significam que todos, no processo de ensino e de aprendizagem, tornam-se sujeitos cognitivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. O educador Paulo Freire afirma, a respeito da educação de adultos, que a promoção da cultura e do diálogo dos aprendizes é a base do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. A concepção de que o ser humano nasce pré-determinado biologicamente, que o ambiente tem pouca influência no seu desenvolvimento e que, devido a esses aspectos, a educação exerce um papel limitado, são princípios da concepção inatista de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às bases psicológicas da aprendizagem, da relação professor e aluno, bem como da educação de adultos, julgue os itens a seguir. Ao reconhecer diferenças entre professores e alunos, Paulo Freire considera o professor como detentor do conhecimento e o centro do processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...