Questões de Pedagogia do ano 2016

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Analise as afirmativas a seguir acerca do brincar.

I. É importante favorecer a imersão da criança nas culturas infantis ancestrais e contemporâneas, nas culturas locais e universais, problematizando‐as, ressignificando‐as e, assim, favorecer que as crianças possam aprender brincando.

II. O jogo é propriedade psicológica do adulto e não da criança que está, efetiva e integralmente em ação cognitiva e emocional.

III. O jogo é atividade sempre reelaborada e ressignificada pela criança no processo de experimentar a atividade lúdica proposta no contexto educativo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A criança, desde muito cedo, está inserida de forma sistemática, no mundo letrado.”

PORQUE

II. “Vive numa sociedade em que as pessoas são usuárias da linguagem.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. As duas afirmativas são corretas e se completam.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

“Para assegurar o direito à aprendizagem, deve‐se conceber um trabalho que não isole o ciclo de alfabetização, mas o considere parte integrante de um processo mais global que é a Educação Básica.” De acordo com o exposto, é necessário um trabalho que, EXCETO:

  • A. (Re)crie os Projetos Políticos‐Pedagógicos (PPPs).
  • B. Atue de forma fragmentada às disciplinas nos currículos.
  • C. Traga a ludicidade, a imaginação e propostas instigantes para o contexto pedagógico.
  • D. Possibilite que o processo avaliativo cumpra seu papel diagnóstico e que desvele em ações diversas.

“A realidade tem mostrado que um dos grandes desafios, na implementação do ciclo de alfabetização, é o de assegurar às crianças o direito às aprendizagens básicas nesse tempo de três anos. Isto pressupõe que o protagonismo das ações esteja centrado nas crianças, o que exige, necessariamente, que haja a revisão de”, EXCETO:

  • A. Propostas pedagógicas.
  • B. Espaços e tempos escolares.
  • C. Investimento unicamente na formação inicial dos professores.
  • D. Vários aspectos que direta ou indiretamente influenciam no direito de aprender das crianças.

Com relação a organização do tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano escolar, é INCORRETO afirmar que

  • A. refletir sobre o tempo dos alunos revela a preocupação somente com o cumprimento do rol de conteúdos.
  • B. o ensino em ciclos concebe a escola como tempo/espaço de formação, em compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos.
  • C. o ensino organizado em ciclos pressupõe modificação no tempo/espaço escolar em função do processo de aprendizagem das crianças.
  • D. a organização do ensino em ciclos é uma proposta presente em muitos municípios brasileiros, que visa à reformulação dos programas escolares.

Analise as afirmativas sobre projetos e interdisciplinaridade, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O sucesso de um trabalho interdisciplinar está contido apenas no processo de integração das disciplinas.

( ) A interdisciplinaridade necessariamente precisa estar ligada a um projeto.

( ) A interdisciplinaridade se manifesta no conhecimento ou áreas do saber, tendo, portanto, uma razão epistemológica.

( ) Na própria dimensão epistemológica da interdisciplinaridade está posta a sua dimensão antropológica – o sujeito.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V,F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.

Conceber a criança como o ser social que ela é significa, EXCETO:

  • A. Ocupar um espaço somente geográfico.
  • B. Pertencer a uma classe social determinada.
  • C. Considerar que a criança tem uma história.
  • D. Estabelecer relações definidas segundo seu contexto de origem.

A professora, segundo o personagem do quadrinho, entende avaliação como:

I. O erro na prática escolar, que serve para reforçar no aluno uma visão culposa da vida, pois além de ser castigado por outros ainda sofre uma autopunição.

II. Conhecimento dos erros de cada um de seus alunos ao utilizar a prática da observação e acompanhamento, para que possa adequar o ensino a cada um, como um processo individualizado.

III. Que comentários, tais como: “péssimo”, “muito ruim”, ou “precisa melhorar”, sobre as tarefas dos alunos, auxilia‐os a localizar as dificuldades, oferecendo‐lhes a oportunidade de descobrir melhores soluções.

IV. Valorização apenas das respostas erradas dos alunos para dar continuidade à ação educativa, corrigindo e apontando o que julgam que seja o certo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

Sobre as dimensões do educar e do cuidar, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar‐se, de viver e conviver no mundo
  • B. Apenas pelo cuidado não se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador
  • C. Cuidar e educar significa compreender que o direito à educação parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana.
  • D. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor pragmático e utilitário de educação.

Para que se conquiste a inclusão social, a educação escolar NÃO deve fundamentar‐se em:

  • A. Justiça social.
  • B. Singularidade.
  • C. Ética e nos valores da liberdade.
  • D. Solidariedade e sustentabilidade.
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