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Pedagogia - Planejamento de Ensino - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
A respeito da oralidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É uma das formas de o sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou formais.
( ) A oralidade e a escrita são duas modalidades da língua diferentes, mas dependentes.
( ) Há uma diferença entre as várias situações de uso da fala e da escrita sem acarretar consequências para o ensino e a aprendizagem.
( ) É uma produção sonora que envolve ainda recursos, como gestualidade, movimentos do corpo e mímica, tom e velocidade de voz, dentre outros.
A sequência está correta em
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Acerca da linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
A avaliação da aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização será de caráter:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Analise as afirmativas correlatas.
I. A interdisciplinaridade é o elo que possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade, num processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis.
ASSIM
II. Professor e aluno deverão estabelecer diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.
Assinale a alternativa correta.
Um plano de aula deve prever necessariamente
A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.
Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que
Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,
I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.
II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.
IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.
V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.
Está correto o que se afirma APENAS em
desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.
Quem não se lembra dos questionários, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: Não deixem de estudar o questionário que passei. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.
Este processo de memorização
A discussão sobre pedagogia de projetos não é nova. Ela surgiu com John Dewey e outros representantes da chamada pedagogia ativa. Já com este autor, a discussão estava embasada em uma concepção de que a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
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