Questões de Pedagogia do ano 2016

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A respeito da oralidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É uma das formas de o sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou formais.

( ) A oralidade e a escrita são duas modalidades da língua diferentes, mas dependentes.

( ) Há uma diferença entre as várias situações de uso da fala e da escrita sem acarretar consequências para o ensino e a aprendizagem.

( ) É uma produção sonora que envolve ainda recursos, como gestualidade, movimentos do corpo e mímica, tom e velocidade de voz, dentre outros.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V.
  • B. F, V, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, V.

Acerca da linguagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A formação literária dos sujeitos está sustentada na concepção do papel da literatura na constituição social do indivíduo e da coletividade.
  • B. A literatura contribui para desenvolver as capacidades interpretativas amplas dos leitores, as quais favorecem uma socialização mais rica.
  • C. As relações entre fala e escrita e a apropriação do sistema de escrita alfabética são os únicos conhecimentos necessários para que a criança se alfabetize.
  • D. A escola tem função importante na preservação do patrimônio cultural da infância, uma vez que é mais um espaço de encontro da criança com a linguagem, em sua dimensão lúdica e histórica, o que contribui para a construção da identidade.

A avaliação da aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização será de caráter:

  • A. Estanque.
  • B. Formativo.
  • C. Quantitativo.
  • D. Classificatório.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A interdisciplinaridade é o elo que possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade, num processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis.”

ASSIM

II. “Professor e aluno deverão estabelecer diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • D. As duas afirmativas são corretas e se complementam.

Um plano de aula deve prever necessariamente

  • A. abordagens diferentes em relação a assuntos polêmicos.
  • B. realização de atividades lúdicas e propiciadoras de vínculos afetivos.
  • C. aprendizagem de conteúdos que possam ter aplicação prática.
  • D. continuidade das experiências de aprendizagem.
  • E. uniformização de metodologias entre professores do mesmo ano de ensino.

A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.

Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que

  • A. resgata o papel central das provas nacionais no desenvolvimento de uma educação crítica e de qualidade.
  • B. envolve todos os sujeitos, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento a partir dos problemas concretos da escola.
  • C. conduz o ensino para uma aprendizagem voltada à autonomia intelectual dos educandos com melhor desempenho escolar.
  • D. impulsiona os pais a serem comprometidos com a aprendizagem de seus filhos, na medida em que a avaliação fornece dados de seu ensino.
  • E. propicia a mudança da cultura de um ensino mecânico e transmissor de conhecimento para uma prática educativa construtivista.

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, III, IV e V.

desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.

  • A. discutir a formação humana por meio do trabalho pedagógico; e, sobretudo, evidenciar a qualidade dessa ação.
  • B. preparar o educador na organização de uma grade curricular que englobe conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia.
  • C. articular os conteúdos de estudo com a metodologia de ensino para se obter uma prática educativa qualificada.
  • D. ensinar o professor, num processo de formação continuada, a escolher criteriosamente os conteúdos relevantes a serem ensinados.
  • E. alterar a organização de conteúdos de forma a agrupá-los em eixos temáticos, possibilitando assim o aprofundamento de assuntos significativos.

Quem não se lembra dos “questionários”, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: “Não deixem de estudar o questionário que passei”. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.

Este processo de memorização

  • A. é uma forma eficiente do aluno aprender a aprender.
  • B. favorece o aluno adquirir disciplina em seu processo de estudo.
  • C. possibilita ampliar a compreensão dos conhecimentos transmitidos pelo professor.
  • D. desconsidera a escola como espaço de produção de conhecimento.
  • E. desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.

A discussão sobre pedagogia de projetos não é nova. Ela surgiu com John Dewey e outros representantes da chamada pedagogia ativa. Já com este autor, a discussão estava embasada em uma concepção de que a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Os projetos devem partir, necessariamente, dos alunos para que não sejam uma imposição da escola.
  • B. O que caracteriza o trabalho com projetos é a origem do tema, e não o tratamento dado a ele.
  • C. É uma postura pedagógica, e não apenas uma técnica de ensino, mais atrativa para os alunos.
  • D. O método de resolução de problemas é impraticável na adoção da pedagogia de projetos.
  • E. A pedagogia de projetos está diretamente ligada à teoria da aprendizagem cognitivista.
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