Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Lista completa de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que corresponde a características do desenvolvimento cognitivo na idade escolar:

    A) Na idade escolar as crianças fazem progressos constantes nas habilidades de processar e reter informações. Compreendem como a memória funciona e desenvolvem estratégias para utilizá-la. Desenvolvem a capacidade de atenção concentrada, focalizando no relevante e desconsiderando o irrelevante da informação.

    B) Na idade escolar as crianças vão se conscientizando de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros e começam a controlar melhor suas emoções em situações sociais. O crescimento emocional se expressa em autocontrole de emoções negativas.

    C) Na idade escolar a criança pode apresentar agressão física ou verbal contra quem a contrariou e, nesse caso, o professor ou os familiares podem ajudá-la a entender os motivos do outro e identificar outras formas de expressar seu descontentamento que não seja agredindo-o.

    D) Na idade escolar os problemas de comportamentos mais frequentes são: comportamento desafiante opositor (negatividade, hostilidade e provocação); fobia escolar (medo irrealista de ir à escola); e depressão infantil (transtorno afetivo caracterizado por sintomas como falta de amigos, falta de prazer, pouca concentração etc.).

Em 1896, Freud usou pela primeira vez o termo “psicanálise” para descrever seus métodos. Ele iniciou seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam. Uma vez que alguns eventos mentais “parecem” ocorrer espontaneamente, Freud começou a procurar e descrever os elos ocultos que ligavam um evento a outro, o qual ele classificou como: assinale a resposta CORRETA.

    A) Consciente, pré-consciente e inconsciente.

    B) Consciente, pré-cerebral e inconsistente.

    C) Inanimado, pré-consciente e inconsistente.

    D) Consciente, pré-cerebral e inconsciente.

A psicologia histórico-cultural, nascida e desenvolvida no interior da revolução, estava comprometida com as soluções dos problemas que se apresentavam no momento em questão, problemas esses que se referiam à construção de uma nova sociedade (socialista) e de um novo homem, formado com base nos valores dessa nova sociedade. A tarefa que se apresentava, prioritariamente, para a psicologia soviética era a de buscar uma nova reflexão científica sobre a natureza do psiquismo humano, reflexão essa que considerasse o homem como um ser eminentemente:

    A) Contemporâneo.

    B) Racional.

    C) Emocional.

    D) Histórico.

Uma das principais dificuldades dos alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) são os problemas de comportamento no ambiente escolar, manifestadas pela dificuldade em obedecer às regras impostas pela escola e pela agitação na própria sala de aula, caracterizada por:

    A) Desatenção, inquietude e impulsividade.

    B) Impulsividade, desobediência e interação.

    C) Paciência, atenção e tolerância.

    D) Desatenção, agitação e obediência.

Complete a lacuna a seguir: A ____________pode ser revelada desde os pequenos gestos motores de uma criança, externados através de atividades que proporcionam o conhecimento e o domínio do próprio corpo.

    A) inclusão

    B) socialização

    C) diversidade

    D) psicomotricidade

Analise o trecho a seguir: Garantir para a criança o direito de aprender e de se desenvolver. Assinale alternativa que corresponde a melhor definição do trecho:

    A) A diversidade e a complexidade dos contextos exige que o professor produza conhecimento pedagógico, tenha domínio sobre sua prática e crie formas ou procedimentos adequados ao ensino dos conteúdos indicados nas reformas da educação básica.

    B) Organizar situações de aprendizagem adequadas à criança de quatro a seis anos a partir da compreensão de que vivem um processo de ampliação de experiências com relação à construção das linguagens e dos objetos de conhecimento, considerando o desenvolvimento, em seus aspectos afetivo, físico, psicossocial, cognitivo e linguístico.

    C) A criança requer olhar atento e ações comprometidas e articuladas por parte dos adultos que com ela convivem quer no espaço institucional quer no familiar, exercendo funções distintas.

    D) É necessário construir os vínculos pela interação com a criança, no diálogo com as formas de manifestar-se dessa criança, percebendo-a como um ser competente.

As abordagens sócio críticas convergem a concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, visando a construção de novas relações sociais para superação de desigualdades sociais e econômicas. São elas teoria curricular crítica ,teoria histórico-cultural, teoria sociocultural, teoria sócio cognitiva e teoria da ação comunicativa. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a teoria histórico-cultural:

    A) A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, conferindo peso significativo à cultura e às relações sociais.

    B) Abrange as práticas de aprendizagem como atividade sem situar diretamente em um contexto de cultura, de relações, de conhecimento.

    C) A aprendizagem ressalta importância as condições culturais e sociais da aprendizagem, visando ao desenvolvimento da sociabilidade por meio de processos socioculturais.

    D) Nenhuma das alternativas.

É um transtorno de múltiplas funções do psiquismo, com afetação principal nas áreas do relacionamento interpessoal e da comunicação, embora a fala seja relativamente normal. A descrição acima se refere a:

    A) Síndrome de Asperger.

    B) Autismo.

    C) Psicose infantil.

    D) Transtorno invasivo do desenvolvimento.

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 4

    B) 4, 3, 2, 1

    C) 3, 2, 4, 1

    D) 3, 1, 4, 2

    E) 3, 4, 1, 2

Criada pelo cientista norte americano Howard Gardner, na década de 1980, essa teoria causou grande impacto na área educacional. Segundo Gardner (1995), é necessário que sejam revistas as competências e as habilidades dos seres humanos. Que deixemos de supervalorizar os aspectos linguísticos e lógico matemáticos e que vejamos o ser humano como um todo. Partindo do princípio de que todos nós somos diferentes na maneira de agir, sentir e pensar, deveriam, então, ser consideradas as “habilidades” ou “dons” de cada um como inteligências, além das capacidades linguísticas e lógico matemáticas:

    A) Teoria do Ensino Tradicional.

    B) Teoria da Linguagem.

    C) Teoria do Quociente de Inteligência.

    D) Teoria das Inteligências Múltiplas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...