Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Lista completa de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A dislexia é um dos termos mais utilizados dentro das dificuldades de aprendizagem, seu diagnóstico é difícil e, para tanto, há necessidade de intervenção multidisciplinar. Com base na matéria, analise as alternativas abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O primeiro termo atribuído à dislexia foi sequeira dos números. ( ) Disgrafia é o mesmo que dislexia. ( ) Adolph Kussmaul, neurologista alemão, foi um dos primeiros a estudar pacientes com dificuldade de leitura. ( ) A dislexia pode ser adquirida por acidentes. ( ) O disléxico tem uma condição motora igual a uma criança que não é disléxico.
A sequência CORRETA que preenche os parênteses é:

    A) V, F, V, F e V.

    B) V, F, F, Ve V.

    C) V, V, V, F e F.

    D) F, F, V, F e F.

    E) F, F, V, V e F.

Existe uma considerável diferença entre o transtorno e a dificuldade de aprendizagem, onde o transtorno de aprendizagem é um impedimento psicológico ou neurológico para a aprendizagem, já a dificuldade de aprendizagem gira em torno da dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos. Em relação a tais diferenças, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Agnosia tátil é a capacidade de reconhecer objetos por meio do tato.

    B) No torpor dos movimentos voluntários, a criança tem prejuízo no equilíbrio.

    C) A definição da lateralização se dá aos três anos de idade.

    D) Dispraxia é uma desorganização na sequência do movimento.

    E) Coordenação visomotora, perceber as propriedades dos objetos de forma constante.

Os sintomas de autismo usualmente aparecem durante os primeiros três anos de vida e continuam ao longo da vida. As crianças com autismo respondem anormalmente aos sons, ao toque ou a outros estímulos sensoriais. Em relação ao autismo, assinale a alternativa CORRETA.

    A) As pessoas com autismo armazenam as informações em imagens como fotografias.

    B) Acriança com autismo tem todos os seus sentidos pouco sensíveis.

    C) O autismo infantil precoce é um dos distúrbios menos complexos.

    D) É fácil para o autista imitar exercícios motores realizados por outros.

    E) A causa do autismo é biológica e exclusivamente neurológica.

Segundo Wadsworth, analise as assertivas abaixo: I. O uso precoce pela criança pré-operacional do lápis, do crayon e do pincel resulta nas garatujas, sendo que no início não há, por parte da criança, a noção de desenhar (representar) alguma coisa. II. Uma característica do pensamento operatório formal é a centração, ou seja, a criança diante de um estímulo visual tende a centrar ou fixar sua atenção sobre um número limitado de aspectos perceptuais do estímulo. III. Em torno dos 2 anos de idade (um pouco antes ou um pouco depois), a criança típica começa a empregar palavras faladas como símbolos, em vez de objetos. Um som (palavra) começa a representar um objeto. IV. A criança sensório-motora é inicialmente egocêntrica, pois ela não faz diferenciação entre ela como objeto e os outros objetos.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas II e IV.

    D) Apenas I, II e III.

    E) Apenas I, III e IV.

Conforme Ferreira e Ries, o(a)___________________ coincide com as possibilidades da criança de andar, falar, manifestar interesses e controlar seus esfíncteres, em torno do segundo ano e terceiro anos de vida. É uma fase relacionada com as manifestações de dominação e submissão, organização e desorganização, busca de controle de si mesmo e do meio.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    A) fase anal

    B) estágio projetivo

    C) fase oral-sensorial

    D) período de latência

    E) estágio operacional concreto

Segundo Zagury, a criança que não aprende a ter limites cresce com uma deformação na percepção do outro. Só ela importa, o seu querer, o seu bem-estar, o seu prazer. As consequências são muitas e frequentemente bem graves. São elas:
I. Falta de concentração. II. Falta de capacidade de suportar quaisquer mínimas dificuldades. III. Desrespeito pelo outro. IV. Falta de persistência. V. Desinteresse pelos estudos. Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas II, III e IV.

    D) Apenas III, IV e V.

    E) I, II, III, IV e V.

De acordo com Craidy, os reflexos de moro e de sucção vigoroso e a preensão reflexa de objetos com as mãos estão presentes na criança de:

    A) Seis meses.

    B) Oito meses.

    C) Um mês.

    D) Um ano e três meses.

    E) Dois anos.

Conforme Oliveira-Formosinho, analise a sentença abaixo: A documentação e a avaliação da aprendizagem das crianças devem ser conduzidas em um vácuo, como se estivéssemos observando processos isolados separados e independentes (1ª parte). Documentar e avaliar é se preocupar com descobrir e compreender os modos como as crianças atribuem significados a suas experiências de aprendizagem criando narrativas em processos comunicativos (2ª parte). A documentação e a avaliação devem ser contextualizadas e situadas tanto na práxis pedagógica específica como nas circunstâncias, identidades, contextos e culturas das crianças (3ª parte).
Quais partes estão corretas?

    A) Apenas a 1ª parte.

    B) Apenas a 3ª parte.

    C) Apenas a 1ª e a 2ª partes.

    D) Apenas a 2ª e a 3ª partes.

    E) Todas as partes.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A contribuição da Psicologia da Educação à formação do educador se faz por oferecer elementos que tolhem a compreensão do aprendente e do processo de ensinoaprendizagem.

II. O conceito de gestão escolar não se relaciona com a busca pela qualidade do ensino e dos serviços prestados na instituição educacional.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Conforme Zagury, o psicólogo Maslow disse que o homem tem uma série de “necessidades normais” que ele agrupou de forma hierarquizada. NÃO é uma das necessidades agrupadas por maslow:

    A) Necessidades de reconhecimento e prestígio.

    B) Necessidades políticas.

    C) Necessidades de amor e de afeto.

    D) Necessidades de segurança.

    E) Necessidades fisiológicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...