Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação

Lista completa de Questões sobre Aspectos Psicológicos da Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos pesquisadores do desenvolvimento humano se destacou por transitar por várias áreas de conhecimento, como a biologia, a filosofia e a psicologia. Dedicou-se à compreensão da aquisição de conhecimento desde a infância até a idade adulta. Uma das contribuições desse pesquisador suíço foi a definição de quatro estágios de desenvolvimento humano: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
O texto precedente refere-se a

    A) Winnicott.

    B) Piaget.

    C) Freud.

    D) Wallon.

    E) John Dewey.

Emília Ferreiro é uma das autoras mais influentes no campo de estudos sobre como as crianças aprendem por meio de sistemas de interpretação da escrita e da leitura. De acordo com a teoria dessa autora,

    A) no desenvolvimento da leitura e da escrita, há uma construção de princípios organizadores que são derivados unicamente da experiência externa

    B) o modo correto de se considerar a escrita infantil consiste em atentar apenas aos aspectos gráficos das produções, como a qualidade do traço e a distribuição espacial.

    C) no nível alfabético, para as crianças, escrever significa reproduzir os traços típicos da escrita; nessa fase, elas tentam reproduzir a maneira de escrever com que estão acostumadas em seu dia a dia.

    D) a escrita silábica é o resultado de um dos esquemas mais importantes e complexos que se constroem durante o desenvolvimento da leitura e da escrita.

    E) no nível pré-silábico, marcado pela transição entre a hipótese silábica e a alfabética, a criança começa a perceber que precisa fazer uma análise que vá além da sílaba.

Na perspectiva Vigotskiana, o processo de aquisição da oralidade ocorre, através do(a):

    A) Simples memorização de palavras repetidas.

    B) Ambiente rico em possibilidades e interações.

    C) Musicalização de objetos coloridos.

    D) Exercício contínuo da repetição de palavras.

No desenvolvimento emocional e social, existem funções biológicas que podem ser educadas e outras que não se podem educar ou modificar. As funções não passíveis de educação são os

    A) instintos.

    B) desejos.

    C) reflexos.

    D) pensamentos.

    E) comportamentos.

Situações em que as crianças precisam escolher entre brincar ou estudar, tomar sorvete ou jantar a refeição preparada pelos pais, são conflitantes e requerem um nível de amadurecimento que demonstra a adaptação da criança ao ambiente social. Nessas situações, está em evidência a área do desenvolvimento

    A) motor.

    B) perceptual.

    C) cognitivo.

    D) emocional.

    E) da atenção.

O avanço do uso das ferramentas tecnológicas na educação e a introdução das novas linguagens que compõem o universo dessas ferramentas exigem uma nova ação docente. Não cabe mais a ideia de transferência de conhecimentos, mas de uma prática docente dialética, que respeite as formas de pensar e agir do outro na relação pedagógica.


A prática docente a que se refere o texto anterior está calcada na vertente pedagógica

    A) crítica.

    B) bancária.

    C) construtivista.

    D) cognitivista.

    E) behaviorista.

O conjunto de padrões de reação e de interação com o ambiente e com outras pessoas (crianças ou adultos) que diferencia cada criança é denominado

    A) percepção.

    B) interação.

    C) personalidade.

    D) nativismo.

    E) empirismo.

Ferreiro e Teberosky (1999) afirmam que os alunos passam por um processo evolutivo na aquisição do conhecimento sobre leitura e escrita. Em relação a aquisição da escrita, segundo as autoras, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.


1ª COLUNA:

1. Escrita pré-silábica.

2. Escrita silábica.

3. Escrita silábico-alfabética.

4. Escrita alfabética.


2ª COLUNA:

? Os grafismos da criança estão mais próximos às representações de letras, preocupação na quantidade e variedade mínima de grafismos para escrever.

? Cada um dos caracteres da escrita da criança corresponde a valores sonoros menores que a sílaba.

? Há correspondência entre signos/sinais gráficos e sonoros, utilizando um signo gráfico para representar uma sílaba.

? Reprodução de traços típicos da escrita pela criança, com dificuldade de distinção entre escrita e desenho.

? Momento de transição, onde a criança, reconhece a exigência mínima de caracteres, ou mesmo o valor fonético para diferentes letras.


A sequência CORRETA de cima para baixo é:

    A) 3- 2- 1- 4 - 3.

    B) 2- 4 -3- 1- 3.

    C) 2- 3- 1- 2- 3.

    D) 2- 3- 4- 1- 4.

Sobre a Psicologia Genética e Educação, de acordo com Piaget, considere a alternativa INCORRETA:

    A) A Psicologia de Piaget foi elaborada tendo em vista a construção de sua Epistemologia. O termo Genético, que adjetiva tanto sua Psicologia quanto sua Epistemologia, não diz respeito à transmissão de caracteres hereditários, conotação que possui no campo biológico. Genético, aqui, refere-se ao modo de abordagem do objeto de estudo, desde seu estado elementar – sua origem, sua gênese – até seu estágio mais adiantado, acompanhando cada uma das sucessivas etapas desse percurso.

    B) Os métodos piagetianos de investigação diferem daqueles que eram – e ainda são – usualmente empregados por outras correntes de pesquisadores. Ao invés de medir a capacidade intelectual das crianças por meio de testes padronizados, muito comuns na Psicologia, Piaget recorreu a um procedimento que ficou conhecido como abordagem clínica; uma entrevista livre em que o pesquisador busca averiguar os fundamentos e processos relativos à capacidade cognitiva de seus sujeitos experimentais.

    C) Piaget considerou que o processo de conhecer tem início com o desequilíbrio estabelecido entre Sujeito e Objeto, porém suas pesquisas não contemplaram os fatores motivacionais, de natureza emocional e afetiva, ali envolvidos. Isto não significa que Piaget os tivesse negado, apenas que, como epistemólogo, concentrou sua atenção nos momentos seguintes do processo.

    D) Quando falamos em método piagetiano, estamos nos referindo a uma estratégia de trabalho pedagógico e não a uma abordagem de pesquisa. Se quisermos buscar alguma analogia nesse terreno, entretanto, não será difícil perceber que os procedimentos da pesquisa piagetiana inspiram atitudes em sala de aula bastante condizentes daquelas aprovadas por uma pedagogia tecnicista, voltada para a mensuração de resultados.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, assinale a opção correta.

    A) Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e condicionamento operante.

    B) Para Vygotsky, a aprendizagem inclui relações entre as pessoas, e a relação do indivíduo com o mundo é sempre mediada pelo outro.

    C) As teorias do condicionamento definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo que tem consequência no plano da organização interna do conhecimento.

    D) Conforme Bruner, o processo de aprendizagem deve estar voltado para a compreensão dos conteúdos procedimentais e atitudinais.

    E) As teorias cognitivistas defendem que a aprendizagem consiste na conexão entre estímulo e resposta, de forma que um evoca o outro, de modo a completar a aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...