Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A partir do texto precedente, é correto afirmar que
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Considerando-se o currículo como práxis, é correto afirmar que ele
Ao se refletir sobre o ensino da componente curricular Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, pode-se pensar em ensinar gramática e/ou estudar a língua. Relacionado a isso, Bagno (2004) expõe alguns apontamentos teóricos da professora Irandé Antunes. Antunes (1999) posiciona-se sobre os equívocos comuns no que se refere às palavras gramática e língua. Para a autora, falar ou escrever é ativar sentidos e representações já sedimentados que sejam relevantes num determinado modelo de realidade e para um fim específico; é, antes de tudo, agir, atuar socialmente; é, nas mais diferentes oportunidades, realizar atos convencionalmente definidos, tipificados pelos grupos sociais, estabilizados em gêneros, com feição própria e definida. Com isso, aponte a alternativa que está discrepante com o posicionamento da autora.
As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,
Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo
I. envolve elementos culturais.
II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.
III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. As matrizes curriculares dos cursos de educação profissional, independentemente do seu eixo tecnológico, devem pautar-se pela formação integral dos estudantes, de forma a prover-lhes condições de apropriação dos fundamentos sociais, científicos e tecnológicos necessários ao exercício profissional.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. O trabalho, como princípio educativo, e a pesquisa, como princípio pedagógico, são eixos norteadores essenciais no currículo. Esses princípios devem estar presentes em toda a educação básica e, de modo especial, na forma de oferta e organização do ensino médio integrado e da educação profissional e técnica.
As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:
I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;
II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;
III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
A produção do conhecimento, no contexto da Sociedade em Rede, gera a necessidade de articulação do currículo escolar com a produção da ciência e tecnologia no contexto de cada nação. A velocidade do processo de globalização por meio das redes exige relações curriculares complexas viabilizadas pelas tecnologias digitais. São atributos das tecnologias que influenciam diretamente a cultura curricular:
I. interatividade;
II. mobilidade;
III. conectividade;
IV. velocidade.
Dos itens, verifica-se que estão corretos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...