Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

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A partir do texto precedente, é correto afirmar que

  • A. a escola deve ser contextualizada no momento histórico e social presente, o que implica ignorar todo conhecimento cultural produzido anteriormente pela humanidade.
  • B. as funções da escola devem estar explicitadas no PPP e, por isso, não estão diretamente relacionadas a diferentes sistemas de ensino.
  • C. o PPP, ao definir as funções da escola, despreza os conteúdos curriculares e os saberes produzidos no interior da instituição.
  • D. os diferentes sistemas de ensino que apresentam propostas curriculares próprias formam uma trama institucional.
  • E. o currículo reflete as funções da escola quando determina que o que deve ser ensinado independe dos conhecimentos prévios dos educandos.

Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta.

  • A. O currículo explícito, expresso nos planos de ensino, e o currículo oculto, que ocorre nas práticas de sala de aula, revelam a cultura escolar.
  • B. A cultura escolar é o conhecimento erudito expresso no currículo, o qual apresenta uma forma correta de falar, de escrever e de se comportar em diversas situações.
  • C. O currículo expressa o ambiente escolar, local privilegiado de manifestação de diferentes hábitos e costumes de cada grupo familiar e, na junção dessas diferenças, a cultura escolar se manifesta.
  • D. Cada escola escolhe livremente todos os conteúdos e conhecimentos a serem trabalhados para as diferentes faixas etárias que atende e, nessa escolha, se revela sua cultura.
  • E. O currículo reflete a cultura escolar, que é apenas um reflexo da sociedade na qual a escola está inserida.

Considerando-se o currículo como práxis, é correto afirmar que ele

  • A. corresponde às disciplinas expressas no histórico escolar dos estudantes.
  • B. está desvinculado da teoria.
  • C. se efetiva na prática pedagógica de sala de aula.
  • D. se refere às práticas que dispensam o planejamento da ação pedagógica.
  • E. se refere aos conteúdos de ensino determinados pelos sistemas educacionais.

Ao se refletir sobre o ensino da componente curricular Língua Portuguesa, nas escolas brasileiras, pode-se pensar em ensinar gramática e/ou estudar a língua. Relacionado a isso, Bagno (2004) expõe alguns apontamentos teóricos da professora Irandé Antunes. Antunes (1999) posiciona-se sobre os equívocos comuns no que se refere às palavras ‘gramática’ e ‘língua’. Para a autora, falar ou escrever é ativar sentidos e representações já sedimentados que sejam relevantes num determinado modelo de realidade e para um fim específico; é, antes de tudo, agir, atuar socialmente; é, nas mais diferentes oportunidades, realizar atos convencionalmente definidos, tipificados pelos grupos sociais, estabilizados em gêneros, com feição própria e definida. Com isso, aponte a alternativa que está discrepante com o posicionamento da autora.

  • A. Falar ou escrever não é apenas uma questão de gramática, de morfologia ou de sintaxe, não é apenas uma questão de executar, certo ou errado, determinados padrões linguísticos. Não é tampouco somente formar frases, nem sequer juntá-las, por mais bem formadas que elas estejam.
  • B. A gramática, constituinte da linguagem, é imprescindível, suficiente para preencher todos os quesitos para a atuação verbal adequada de falar e escrever.
  • C. Falar ou escrever significa usar os recursos da língua de todas as maneiras possíveis, inclusive para seguir as regras padronizadas, tradicionais, se forem adequadas para a situação comunicativa que o falante utilizará e/ou se forem do agrado e do interesse do falante.
  • D. Para falar ou escrever não é necessário saber a classificação de palavras e de funções de palavras, memorizando as regras gramaticais.
  • E. Para falar ou escrever, adequadamente, faz-se necessário debruçar-se sobre um fato linguístico e tentar desvendar seu mecanismo, deduzir o funcionamento da linguagem em seu estreito vínculo com o pensamento e com a interação social.

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,

  • A. identidades, classe social, currículo oculto, diferenças e avaliação.
  • B. identidades, diferenças, alteridades, gênero e multiculturalismo.
  • C. conteúdos, identidades, planejamento de ensino, avaliação e multiculturalismo.
  • D. classe social, identidades, avaliação, planejamento e avaliação da aprendizagem.
  • E. conteúdos, avaliação da aprendizagem, planejamento de ensino, classe social e identidades.

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo

I. envolve elementos culturais.

II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.

III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. As matrizes curriculares dos cursos de educação profissional, independentemente do seu eixo tecnológico, devem pautar-se pela formação integral dos estudantes, de forma a prover-lhes condições de apropriação dos fundamentos sociais, científicos e tecnológicos necessários ao exercício profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. O trabalho, como princípio educativo, e a pesquisa, como princípio pedagógico, são eixos norteadores essenciais no currículo. Esses princípios devem estar presentes em toda a educação básica e, de modo especial, na forma de oferta e organização do ensino médio integrado e da educação profissional e técnica.

  • C. Certo
  • E. Errado

As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe – noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:

I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;

II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;

III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A produção do conhecimento, no contexto da Sociedade em Rede, gera a necessidade de articulação do currículo escolar com a produção da ciência e tecnologia no contexto de cada nação. A velocidade do processo de globalização por meio das redes exige relações curriculares complexas viabilizadas pelas tecnologias digitais. São atributos das tecnologias que influenciam diretamente a cultura curricular:

I. interatividade;

II. mobilidade;

III. conectividade;

IV. velocidade.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
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