Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

Lista completa de Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A mudança na Lei descrita no enunciado permitiu aos professores do ensino infantil

  • A. modificar os procedimentos de avaliação.
  • B. ampliar as oportunidades de qualificação.
  • C. descartar a obrigatoriedade de alfabetizar.
  • D. repensar as estratégias de curricularização.
  • E. alterar a permanência dos alunos na escola.

Associado ao período do fim da Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Pós-Modernismo parece ter sido desencadeado pela crise dos valores que vigoraram a partir do início do século XX e, com isso, a arte procura novos rumos. Sendo assim, marque a alternativa que mais caracteriza o Pós-Modernismo no Brasil.

  • A. Muitos poetas desejavam devolver aos poemas o rigor formal abandonado pelos primeiros modernistas e passaram a privilegiar o trabalho com a materialidade do texto poético. Além disso, incorporaram à poesia a ideia de multiplicidade, de materialidade e de fragmentação da sociedade pós-moderna.
  • B. O enredos eram dinâmicos e a linguagem era simples, o que tornava as obras atraentes para o público num momento em que o contexto social e político fazia aumentar o desejo de conhecer melhor o Brasil.
  • C. Foi a fase áurea do romance ao atender as expectativas de diferentes leitores por tratar da realidade socioeconômica do Brasil.
  • D. O trabalho com a linguagem realizado pelos autores buscou trazer a “cor local” às obras, informações que permitem ao leitor reconhecer os aspectos característicos de uma região brasileira específica.
  • E. Ouve a inclusão de termos regionais nas obras, o que proporcionou ao leitor construir uma representação mais fiel das regiões retratadas.

carência de condições materiais nas regiões pobres.

  • A. de e-mail.
  • B. do cinema.
  • C. C da internet.
  • D. da televisão.
  • E. do vídeo game.

Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social brasileira é marcada pela

  • A. proposta curricular conectada com a realidade.
  • B. desvalorização do ensino infantil e fundamental.
  • C. ineficiência dos sistemas de avaliação do ensino.
  • D. insuficiência nos investimentos no ensino público.
  • E. carência de condições materiais nas regiões pobres.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. Nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino, a carga horária presencial mínima a ser cumprida nos cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de educação a distância, é de 10%.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de aspectos históricos e da utilização do sorobã, assinale a opção correta.

  • A. No Brasil, o sorobã foi adaptado para cegos, no ano de 1949, por Joaquim Lima de Moraes; sua utilização foi reconhecida pelo MEC, no ano de 2002, que instituiu a Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do Sorobã.
  • B. Com o sorobã é possível fazer cálculos utilizando as quatro operações matemáticas de forma simples; a resolução de cálculos com potências, com números decimais e extrações de raízes quadradas fica comprometida.
  • C. O sorobã tem origem coreana e, no Brasil, foi inicialmente adaptado no ano de 1949 para o uso de cegos.
  • D. O sorobã é, nos dias de hoje, um excelente recurso no ensino da leitura e da escrita para crianças, adolescentes, jovens e adultos cegos.
  • E. A utilização do sorob㠗 recurso didático muito efetivo no ensino da matemática para crianças cegas — foi autorizada apenas nas salas de recursos multifuncionais.

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da inclusão, tem por objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Analise o que se diz acerca da Política Nacional de Educação Especial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) É entendida como uma modalidade de ensino.

( ) É vista como um serviço ou atendimento à parte do currículo escolar.

( ) Orienta a organização de redes de apoio e a formação continuada dos professores.

( ) O atendimento educacional especializado é um serviço de oferta facultativa pela escola.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, F, V.

Com base no texto, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, a visão crítico-reprodutivista desempenhou um importante papel nos anos 1970, pois suas análises constituíram-se em armas teóricas contra a política educacional do regime militar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem. O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Secretaria de Educação a Distância, foi instituído pelo governo brasileiro com o objetivo de interiorizar a oferta de cursos e programas relativos à Educação Básica por meio da Educação a Distância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em novembro de 2015 a chamada “Prova Brasil” foi aplicada em diversas escolas brasileiras. A “Prova Brasil” é destinada:

  • A. Apenas aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
  • B. Aos alunos matriculados na Educação Infantil de escolas públicas urbanas.
  • C. Aos alunos de 5º e 9º anos de escolas públicas urbanas e rurais com mais de 20 matriculados.
  • D. Aos alunos de 6º e 8º anos de escolas públicas urbanas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...