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Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.
Mesmo com as potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a elaboração do planejamento. Esses conflitos não devem gerar a extinção do grupo, ao contrário, devem estimular a crítica e a exposição das contradições como estratégias para uma prática participativa entre os envolvidos.
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Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.
O conhecimento, as experiências e a consciência de cada participante devem ser respeitados na construção do planejamento participativo. Dessa forma, a interação grupal, nessa construção, é educativa, pois os membros vão-se educando enquanto participam.
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Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.
Uma das contribuições do processo de planejamento participativo à comunidade escolar é a possibilidade do encontro das pessoas pelo diálogo, por meio dos debates, nos quais os membros discutem, decidem e assumem os limites de sua realidade em comum e avaliam os resultados.
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Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.
O planejamento participativo como um empreendimento de tomada de decisões por um grupo de pessoas exige a indicação de uma coordenação. Essa coordenação deve exercer os papéis de animadora do processo, alimentadora das relações pessoais, sinalizadora das questões específicas de planejamento, procedimentos, técnicas e instrumentos e articuladora dos processos sociais envolvidos.
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A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.
Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
Segundo a diretora, o planejamento participativo se caracteriza como um processo. Portanto, será elaborado por etapas. É preciso ser vivenciado, assimilado, amadurecido e construído por todos os membros envolvidos.
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A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.
Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
Para Maria Auxiliadora, a associação de pais e mestres pode ser parceira na construção do planejamento participativo daquela escola.
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A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.
Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
Para efetivar o planejamento participativo eficiente e eficaz, Maria Auxiliadora transmitiu aos professores e funcionários a idéia de que é necessário a participação de toda a comunidade escolar.
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A diretora Maria Auxiliadora assumiu o cargo em uma escola pública de 1.ª a 4.ª série que atende alunos de classes desfavorecidas. Diante dos problemas encontrados na instituição, tais como falta de material didático-pedagógico, péssimas condições do espaço físico, falta de mobiliário adequado, carteiras quebradas e desmobilização da associação de pais e mestres, em seu discurso de posse, falou sobre a importância da integração da família na escola como parceira para a resolução de problemas. Em seguida, professores e funcionários foram convidados a discutir a implantação do planejamento participativo (todas fases) naquela escola, envolvendo os demais membros da comunidade escolar.
Com base na situação hipotética e considerando a concepção, a construção, o acompanhamento e a avaliação do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
A diretora concebe o planejamento participativo como uma ação planejada e efetivada pela própria comunidade em função de suas necessidades e interesses de forma consciente, crítica, competente e responsável em suas decisões.
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