Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Lista completa de Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. Os problemas a que se refere o planejamento participativo devem ser extremamente estruturados pelo coordenador, com explicações claras e objetivas, e as soluções devem ser indicadas para aprovação do grupo mais amplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. Na construção do planejamento participativo da escola, a metodologia que usa estratégias normativas e definidas tem sido bastante aceita, haja vista que os professores não têm muito tempo, mas estão imbuídos de autonomia para tomar decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.

Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,

  • A.

    propiciando espaços de orientação individual aos pais com dificuldades de entender seus filhos.

  • B.

    compreendendo e tolerando as suas dificuldades de comunicação.

  • C.

    promovendo palestras para sensibilizá-los sobre a importância de sua presença na escola.

  • D.

    percebendo e aceitando suas deficiências intelectuais e culturais.

  • E.

    oferecendo ocasiões de diálogo, de convivência e de participação na vida da escola.

Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos...

Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá

  • A.

    utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas.

  • B.

    trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação.

  • C.

    tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade.

  • D.

    aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando.

  • E.

    permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis.

Com referência ao planejamento participativo em educação, julgue os itens a seguir.

Coerência, unidade, flexibilidade, contextualização e clareza são características do planejamento participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao planejamento participativo em educação, julgue os itens a seguir.

Constitui planejamento participativo educacional o instrumento elaborado pelo gestor da escola com a finalidade de encontrar soluções mais adequadas aos problemas coletivos e individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Frente às constantes transformações do cenário mundial do trabalho, é cada vez mais árdua a tarefa de se definir precisamente os conceitos de treinamento, educação e desenvolvimento. Entretanto, o reconhecimento dos limites e potencialidades de cada um desses é de fundamental importância para a definição de ações e políticas educacionais pertinentes. Em relação às ações de treinamento, educação e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

De modo geral, o desenvolvimento de programas de treinamento pouco contribui para o aumento dos níveis de motivação dos indivíduos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Frente às constantes transformações do cenário mundial do trabalho, é cada vez mais árdua a tarefa de se definir precisamente os conceitos de treinamento, educação e desenvolvimento. Entretanto, o reconhecimento dos limites e potencialidades de cada um desses é de fundamental importância para a definição de ações e políticas educacionais pertinentes. Em relação às ações de treinamento, educação e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

Programas de treinamento são ferramentas eficazes na remoção de barreiras organizacionais ao bom desempenho dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Frente às constantes transformações do cenário mundial do trabalho, é cada vez mais árdua a tarefa de se definir precisamente os conceitos de treinamento, educação e desenvolvimento. Entretanto, o reconhecimento dos limites e potencialidades de cada um desses é de fundamental importância para a definição de ações e políticas educacionais pertinentes. Em relação às ações de treinamento, educação e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

Um programa de treinamento busca eliminar falhas de desempenhos atuais observadas nos colaboradores de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Frente às constantes transformações do cenário mundial do trabalho, é cada vez mais árdua a tarefa de se definir precisamente os conceitos de treinamento, educação e desenvolvimento. Entretanto, o reconhecimento dos limites e potencialidades de cada um desses é de fundamental importância para a definição de ações e políticas educacionais pertinentes. Em relação às ações de treinamento, educação e desenvolvimento, julgue os itens a seguir.

No desenvolvimento de ações educacionais pertinentes, é de fundamental importância o papel das relações sociais de trabalho, bem como da cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...