Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da formação continuada dos profissionais da educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. É vedada a participação dos professores da rede municipal de educação infantil em eventos de formação continuada que se realizem fora da escola onde eles trabalhem.
  • B. Os conhecimentos promovidos pelos cursos de formação continuada para professores da educação infantil restringem-se a noções de sabedoria experiencial e técnicas de criatividade.
  • C. Trata-se de um treinamento técnico, no qual o professor aprende a aplicar em sala de aula os procedimentos dispostos nos manuais que recebe da secretaria municipal de educação.
  • D. A formação continuada auxilia o professor a compreender o que está dando certo ou não em sua prática pedagógica.
  • E. A formação continuada constitui um concurso para os professores aprenderem a lidar com crianças portadoras de necessidades especiais.

Acerca da educação profissional técnica de nível médio, julgue os seguintes itens. A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida, obrigatoriamente, subsequentemente ao ensino médio e possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. A escola de ensino médio deve legitimar as práticas letradas locais que contemplem a diversidade linguística e cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

Uma das atribuições do coordenador pedagógico é orientar e acompanhar a análise do desempenho dos estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na proposta metodológica de ensino de língua espanhola para o ensino médio, julgue os seguintes itens. Ao se organizar uma unidade didática, deve-se separar língua de cultura, pois isso é importante para a construção de uma seção exclusivamente cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

A coluna da esquerda apresenta dimensões ou categorias de avaliação da qualidade na educação superior e a da direita, seus indicadores. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 4, 3, 2, 1
  • B. 3, 2, 1, 4
  • C. 3, 4, 2, 1
  • D. 4, 1, 3, 2

A promoção de uma gestão universitária democrática exige um conjunto de ações e elementos constitutivos, como possibilidade da prática social da educação. Sobre a promoção da gestão universitária democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Reconhecimento da existência de diferenças de identidades e de interesses que compõem a comunidade acadêmica.

( ) Participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil nos momentos de elaboração, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

( ) Participação, como forma de adesão ao plano de trabalho, do dirigente máximo e condição para o alcance das metas de qualidade acadêmica.

( ) Transparência pública em todos os atos da administração acadêmica.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, F, V
  • B. F, F, V, V
  • C. V, F, V, F
  • D. F, V, F, V

Sobre a formação docente para a educação superior, analise as afirmativas.

I - Os docentes são os únicos responsáveis por sua formação na medida em que novos paradigmas da educação superior exigem flexibilidade, empreendedorismo e mobilidade acadêmica.

II - Engloba tanto o desenvolvimento pessoal quanto profissional dos professores envolvidos, contemplando ações auto, hétero e interformativas.

III - Compreende um sistema organizado no qual estão envolvidos os sujeitos que se preparam para ser docentes e aqueles que já estão na docência.

IV - É um processo de natureza social, pois os professores se constituem como tal em atividades interpessoais, seja em período de preparação, seja ao longo da carreira.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. II e IV, apenas.

A tabela abaixo apresenta a distribuição por sexo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013, com os respectivos percentuais nos níveis de proficiência na escala definida por Soares (2010).

 Considerando que o diretor de uma escola pública de Ensino Fundamental tenha recebido um boletim com os dados acima, referentes aos seus alunos, assinale a alternativa que expressa uma ação de uso pedagógico dos resultados.

  • A. A escola pode estabelecer como condição para a matrícula testes de seleção para avaliar o nível de proficiência dos estudantes, selecionando aqueles com nível de proficiência Adequado.
  • B. Solicitar do secretário de educação a instituição de uma política de pagamento por bônus de desempenho para os profissionais da escola, conforme o número de alunos que estejam nos níveis Adequado e Avançado.
  • C. Convocar uma reunião com os pais ou responsáveis pelos estudantes e solicitar que cada um faça uma contribuição financeira para que a escola possa adquirir equipamentos tecnológicos, considerando que as tecnologias digitais têm grande influência na aprendizagem dos estudantes.
  • D. A escola pode propor atividades apropriadas para seus alunos conforme os níveis de proficiência, ou seja, para os que estão no nível Abaixo do Básico, atividades para a aprendizagem dos conteúdos; para os que estão no nível Básico, atividades de reforço; para os que estão no nível Adequado, oportunidades de aprofundamento; e para os que estão no nível Avançado, desafios, como a participação nas olimpíadas do conhecimento.

Dias Sobrinho (2005) ressalta os temas da globalização, vinculados com a produção de bens imateriais e valores, como aspectos de fronteira com questões de transformações da educação superior.

Analise as seguintes afirmativas sobre as implicações da globalização e a educação superior, de acordo com esse autor.

l. A revolução tecnológica tem impulsionado não só a economia como também os elementos mais importantes para o desenvolvimento: o conhecimento, a ciência e a técnica.

ll. Uma das razões pelas quais a educação superior tem centralidade no capitalismo reorganizado da era global é que boa parte da economia tem por base o capital intelectual.

lll. Embora ampliem os meios de comunicação entre as pessoas, a sociedade e a economia do conhecimento, essas implicações incluem e excluem, como também tendem cada vez mais a atomizar as experiências subjetivas e a produzir o enfraquecimento das dimensões públicas.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...