Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da disciplina escolar, julgue os itens a seguir. Indisciplina é a transgressão a dois tipos de regras: as morais, que valem para qualquer pessoa em qualquer lugar; e as convencionais, que são definidas por um grupo e específicas para determinado local, como, por exemplo, as escolas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução de um projeto representa a realização do plano de projeto, visando os objetivos propostos e resultados esperados, sendo que o tipo de projeto define os processos principais nessa fase.

Tendo em vista as ideias desses autores sobre a execução de um projeto, é correto afirmar:

  • A. O modelo de implementação é orientado para execução do projeto e independe do modo de organização interna e da cultura gerencial da instituição ou da equipe que dirige o projeto.
  • B. Quanto mais bem elaborado for o plano de projeto, mais complicado será inserir as modificações necessárias à sua execução.
  • C. A execução de um projeto depende da organização estipulada para o desenvolvimento do plano de projeto e da participação efetiva das pessoas envolvidas.
  • D. Projetos com características inovadoras marcantes demandam abordagens gerenciais semelhantes, principalmente processos de gestão mais fechados.

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

COLUNA I

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho

COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 5 2 4 1 3
  • B. 3 5 1 2 4
  • C. 1 4 3 5 2
  • D. 2 3 5 4 1

A respeito da disciplina escolar, julgue os itens a seguir. Todos da instituição escolar devem participar da elaboração do acordo ou código de conduta, o qual deve conter todas as obrigações dos alunos e o que se espera do aluno ideal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da disciplina escolar, julgue os itens a seguir. A construção e reconstrução de acordos e regras são estratégias mais efetivas para a disciplina escolar que os castigos e a inflexibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas no contexto social e escolar, julgue os próximos itens. A meta principal do programa de prevenção ao uso de drogas nas escolas é banir as drogas do seu interior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que apresenta a etapa do processo escolar que é interdisciplinar, tem como foco central a avaliação do processo de ensino e conta com a participação direta, efetiva e entrelaçada dos profissionais que atuam no processo pedagógico.

  • A. reunião de pais
  • B. conselho escolar
  • C. coordenação pedagógica
  • D. planejamento individualizado
  • E. conselho de classe

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

“As Relações Interpessoais desenvolvem-se no processo de ____________ 1, onde elementos fundamentais são corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso dos relacionamentos, como ____________2, amizade, ____________3 e ____________4”.

  • A. interação humana1, comunicação2, cooperação3, respeito4
  • B. inclusão social1, saúde2, educação3, moradia4
  • C. competicão1, articulação2, jogo3, vitórias4
  • D. crescimento humano1, trajetória2, desconfiança3, objetivos4

No que se refere ao diagnóstico e prevenção ao uso de drogas no contexto social e escolar, julgue os próximos itens. No ambiente escolar, ao se criarem ações de prevenção ao uso de drogas, devem-se enfatizar as consequências de seu uso, tais como doenças e marginalidade, a fim de motivar a reflexão dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os cursos de formação de professores vêm sofrendo severas críticas, pois não têm atendido suficientemente as necessidades da sociedade. A formação docente é tridimensional, o que significa compará-la a uma tarefa que pressupõe o desenvolvimento harmonioso de três grandes dimensões, quais sejam:

  • A. tecnologismo, sabedoria e compreensão de si mesmo.
  • B. conteúdos, habilidades didáticas e relações situacionais.
  • C. identidade, paradigmas estabelecidos e ensino ativo.
  • D. espontaneísmo, improvisação e formação inicial.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...