Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Suponha que a seguinte demanda tenha chegado ao conhecimento do pedagogo gestor da área de treinamento de uma organização. O gerente de atendimento ao público dessa organização telefonou para o setor de treinamento e desenvolvimento, a fim de comunicar um grave problema de desempenho. Segundo ele, os colaboradores, por algum motivo, não estavam sendo capazes de alcançar as metas e objetivos definidos para aquela unidade. Dessa forma, ele solicitou urgentemente um programa de treinamento para melhoria do desempenho de sua equipe de trabalho. Com relação ao levantamento de necessidades de treinamento, julgue os itens que se seguem.

A primeira atividade da área de treinamento e desenvolvimento é a análise precisa da demanda, na tentativa de identificação das reais causas do baixo desempenho comunicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assim como as organizações, a área de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser compreendida a partir de uma visão sistêmica, sendo esta constituída pelos seguintes componentes: insumos, transformação, resultados e retroalimentação. Acerca da aplicação da teoria de sistemas às áreas de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A etapa de avaliação de treinamento permite que todo o sistema seja retroalimentado e, eventualmente, os problemas sejam corrigidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assim como as organizações, a área de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser compreendida a partir de uma visão sistêmica, sendo esta constituída pelos seguintes componentes: insumos, transformação, resultados e retroalimentação. Acerca da aplicação da teoria de sistemas às áreas de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

O componente transformação, parte da teoria de sistemas, é análogo à etapa de avaliação de resultados de treinamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assim como as organizações, a área de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser compreendida a partir de uma visão sistêmica, sendo esta constituída pelos seguintes componentes: insumos, transformação, resultados e retroalimentação. Acerca da aplicação da teoria de sistemas às áreas de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A etapa de levantamento de necessidades de treinamento corresponde ao componente insumos descrito pela teoria de sistemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assim como as organizações, a área de treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser compreendida a partir de uma visão sistêmica, sendo esta constituída pelos seguintes componentes: insumos, transformação, resultados e retroalimentação. Acerca da aplicação da teoria de sistemas às áreas de treinamento e desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

A visão sistêmica da área de treinamento e desenvolvimento é garantida unicamente pela analogia entre suas etapas de realização e os componentes prescritos pela teoria de sistemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens seguintes.

Para a formação continuada dos profissionais, com qualidade, a implantação de programas remunerados de afastamento para estudo em todas as unidades da federação é uma das metas políticas de valorização do magistério.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação continuada dos profissionais da escola, julgue os itens seguintes.

Cursos em nível de especialização (lato sensu) devem ser priorizados na formação continuada dos profissionais da escola brasileira, haja vista a formação inicial dos mesmos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

O diálogo estabelecido entre a coordenadora pedagógica e a professora pode ser entendido como uma das formas para melhorar a relação entre a professora e os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os seguintes itens.

A pesquisa participante na educação pode ser entendida como descrições dos fenômenos educativos, supondo que tais descrições possam auxiliar os profissionais envolvidos a melhorar a qualidade do ensino e a formação para o exercício da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os seguintes itens.

Atualmente, as propostas de educação têm requerido do professor que proceda à análise crítico-reflexiva do processo sob sua responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...