Questões sobre Principais Autores

Lista completa de Questões sobre Principais Autores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação bancária, termo estabelecido por Paulo Freire, está em oposição a educação libertadora, pois embasada meramente no conteúdo e desprovida de reflexão, simplesmente mantém o aluno em um estado de distanciamento do real conhecimento de sua realidade social. Conclui-se que para Freire, a educação bancária está em consonância com a ideia de:

    A) Segregação.

    B) Desestimulação.

    C) Alteridade.

    D) Alienação.

A equilibração é um conceito fundamental para Jean Piaget, essencialmente é caracterizado por sua universalidade, tendo em vista que é uma característica da espécie humana, mas também podem ter alterações sensíveis derivadas da cultura na qual o sujeito está inserido. Em suma é preciso levar em consideração os fatores que Piaget denominou:

    A) Fatores ontogenéticos e fatores filogenéticos.

    B) Heranças tradicionais e heranças contextuais.

    C) Fatores invariantes e os fatores variantes.

    D) Heranças harmônicas e heranças desarmônicas.

Leia o trecho a seguir:
“__________, na sua vastíssima obra, estudou a aprendizagem das estruturas operatórias, distinguindo dois tipos de aprendizagem: em sentido lato e em sentido estrito. (…) . A primeira identificar-se-ia com o processo de desenvolvimento, assumindo-se como o resultado da equilibração e da aprendizagem em sentido estrito. (…). Quanto ao segundo tipo de aprendizagem, caracterizar-se-ia por uma aquisição baseada numa experiência mediata, sem o controlo sistemático do sujeito, modificando o seu comportamento de forma durável”.
(Pedro Miguel Lopes de Sousa. O ensino de matemática: contributos pedagógicos de Piaget e Vygotsky.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima:

    A) Freire

    B) Piaget

    C) Vygotsky

    D) Freud

Partindo do princípio de que os seres humanos se desenvolvem pelas relações que estabelecem com seu meio, Perrenoud, em sua teoria, assume que cada pessoa, de maneira diferente, desenvolveria competências voltadas para a resolução de problemas relativos à superação de uma situação, como, por exemplo:

I. Saber guiar-se no caminho de volta para casa a partir de um ponto de referência, o que mobiliza competências de reconhecimento ou mapeamento espacial. II. Saber lidar com as dificuldades infantis, o que aciona competências pedagógicas. III. Saber construir ferramentas, o que estimula competências matemáticas e lógicas.

Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Para Libâneo, a organização da escola e, consequentemente, as formas de conceber a gestão e a administração escolar podem ser agrupadas em dois grandes enfoques: o científico-racional e o crítico. Seguindo a tipologia proposta por Libâneo, dos dois enfoques acima derivam três concepções distintas de gestão escolar: a concepção técnico-científica, expressão do enfoque científico-racional, a concepção autogestionária e a concepção democráticoparticipativa. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação a essas concepções.

Coluna 1 1. Técnico-científica. 2. Autogestionária. 3. Democrático-participativa.
Coluna 2 ( ) Expressa-se, por exemplo, no modelo de gestão da qualidade total, de caráter piramidal, com ênfase no poder centralizado, na divisão técnica do trabalho escolar, visando à racionalização do trabalho e à eficiência dos serviços escolares, dando maior importância às tarefas do que às pessoas. ( ) Baseia-se na responsabilidade coletiva e recusa qualquer tipo de norma e sistema de controle, priorizando as inter-relações mais do que as tarefas, a ausência de direção centralizada e a acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. ( ) Envolve uma “relação orgânica” entre direção e todos os outros segmentos da escola, primando por objetivos e decisões construídas coletivamente, que posteriormente serão assumidas por cada membro em sua especificidade, de forma organizada e flexível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) 3 – 2 – 1.

    B) 1 – 2 – 3.

    C) 2 – 3 – 1.

    D) 3 – 1 – 2.

    E) 2 – 1 – 3.

A respeito da teoria de Freire assinale a alternativa CORRETA:

    A) Visa o desenvolvimento integral da criança como ser humano, não apenas do aspecto intelectual ,engloba aspetos vão além do conteúdo como por exemplo habilidades sociais, virtudes, interesse e força de vontade são observadas pelos professores por meio das atividades diárias.

    B) O aluno é o protagonista do seu processo de aprendizado, a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, permite o aluno criar e experimentar o conhecimento e aprendizado.

    C) Propõe o desenvolvimento da visão crítica do aluno por meio das práticas em sala de aula, o educador deve levar em conta os aspectos culturais, sociais e humanos de cada aluno, para ouvi-lo e entendê-lo melhor, afim de ajudá-lo a compreender e ler o mundo através do conhecimento.

    D) Os alunos se desenvolvem de maneira ativa, criando um senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado, exercendo a capacidade de fazer escolhas com independência e autonomia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...