Questões sobre Principais Autores

Lista completa de Questões sobre Principais Autores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Vygotsky, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. Portanto, em relação a aprendizagem, o contato das crianças com novas atividades, informações e habilidades deve ter a participação de um adulto. A esta relação, Vygotsky dá o nome de:

    A) Interrelação.

    B) Articulação.

    C) Mediação.

    D) Exemplificação.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Analise as sentenças abaixo referentes à escola ativa e a escola tradicional, segundo Piaget:


( ) A escola ativa supõe a colaboração opcional da criança no trabalho escolar;

( ) A escola tradicional organiza-se com a classe que escuta o professor e em seguida cada um deve mostrar no decorrer de seus trabalhos e provas o que reteve das lições e estudos em casa;

( ) Na escola tradicional o trabalho deve ser coletivo, suscitando a iniciativa da criança;

( ) A escola ativa supõe necessariamente a colaboração da criança no trabalho escolar.


Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:

    A) F – F – F – V.

    B) V – V – F – V.

    C) F – V – F – V.

    D) V – V – V – F.

Paulo Freire afirmava que a presença do professor não pode passar despercebida dos alunos na classe e na escola. Enquanto presença, o professor não pode ser omissão, mas um sujeito de ações. Portanto, o professor:

    A) É uma presença em si política.

    B) É uma presença em si neutra.

    C) É uma presença em si dúbia.

    D) É uma presença em si desafiadora.

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Inspirada em Jean Piaget, Emilia Ferreiro desenvolveu um método de alfabetização e escrita, levando em consideração os modos pelos quais as crianças interagem com as práticas sociais e com as informações recebidas no contexto escolar. Nesse sentido, assinale a alternativa que está de acordo com a teoria da autora:

    A) A alfabetização ocorre em consonância e ao mesmo tempo em paralelo ao desenvolvimento/maturação da criança, de modo que deve haver, antes de tudo, condições para seu desenvolvimento corporal.

    B) A alfabetização não ocorre pela repetição de palavras, mas o de desenvolver a capacidade de pensá-las com base nas palavras retirados do cotidiano dos alunos, geradoras, e a partir delas se formam outras.

    C) A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária.

    D) A alfabetização só ocorre quando a criança aprende não apenas a decodificar a palavra escrita, mas também seu som e sua imagem mental, são estas três associações que permitem o aprendizado.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e I.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Sobre a perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que:

    A) O desenvolvimento precede a aprendizagem

    B) O ensino é aquele que se antecipa ao desenvolvimento.

    C) O professor tem papel principal no processo de ensino e aprendizagem

    D) A afetividade tem pouca influência na aquisição de conhecimento.

“Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem).” (LIBÂNEO: 1994)
Segundo o autor, ao elencar os objetivos o professor deve:
I. Observar uma sequência lógica, de forma que os conceitos e habilidades estejam inter-relacionados, possibilitando aos alunos uma compreensão de conjunto. II. Expressar os objetivos com clareza, de modo que sejam compreensíveis aos alunos e permitam, assim, que eles introjetem os objetivos do ensino como objetivos seus. III. Desvincular os objetivos específicos dos objetivos gerais para poder analisar as situações concretas nas quais os alunos estão inseridos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...