Lista completa de Questões sobre Principais Autores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Libâneo (2013) define avaliação escolar como um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e da qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes.
Para o autor, a avaliação escolar cumpre três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. A função .................................... se refere aos meios e à frequência das verificações e da qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas. A função .................................... permite identificar os progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. A função .................................... se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.
Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
Para Libâneo (2013), a ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas. Nesta perspectiva, o planejamento escolar tem as seguintes funções:
I- Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.
II- Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino.
III- Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
Após análise das funções do planejamento escolar, marque a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de afirmações.
De acordo com Libâneo (2013), a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos busca uma síntese superadora de traços significativos da Pedagogia Tradicional e da Escola Nova. Neste sentido, analise as assertivas abaixo:
I- A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos toma o partido dos interesses majoritários da sociedade, atribuindo à instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio de conteúdos científicos de modo a irem formando a consciência crítica.
II- Na Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos o domínio dos métodos de estudo e habilidades e hábitos de raciocínio científico formam consciência crítica face às realidades sociais, capacitando os sujeitos a assumirem no conjunto de lutas sociais a sua condição de agentes ativos de transformação da sociedade.
III- A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos considera o aluno como sujeito da aprendizagem. Nesse sentido, os professores utilizam procedimentos e técnicas como trabalho de grupo, estudo dirigido, discussões, estudo do meio, sem levar o aluno a pensar, a raciocinar cientificamente, a desenvolver a sua capacidade de reflexão e a independência de pensamento.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...