Questões sobre Principais Autores

Lista completa de Questões sobre Principais Autores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget?

    A) Mecanismo de organização de estruturas cognitivas, que visa levar o indivíduo de uma forma de adaptação à realidade, obrigando o indivíduo a resolver os conflitos cognitivos constantes.

    B) O equilíbrio é o norte que o organismo almeja e sempre conquista graças à acomodação cognitiva.

    C) O processo de equilibração é o ápice da aprendizagem cognitiva, haja visto que são poucos momentos que o indivíduo é colocado em situações de aprendizado.

    D) Mecanismo obtido após anos de interações com relação ao objeto e o seu próprio organismo.

    E) Processo de maturação do organismo através de ações intra pessoal.

Para Libâneo (2012), ao longo da história de constituição dos sistemas de ensino, a educação foi sendo pensada como um projeto social que respondesse as demandas estabelecidas pelos grupos sociais hegemônicos, o que significa dizer que seus objetivos podem variar. Numa sociedade de orientação capitalista-liberal serão encontradas finalidades que divergem de uma sociedade com orientação mais progressista. Neste sentido, marque a alternativa CORRETA que apresenta um dos propósitos para uma educação numa perspectiva sociocrítica:

    A) Reproduzir a sociedade e manter a divisão social.

    B) Contribuir para a mobilidade e a ascensão social.

    C) Proporcionar uma força de trabalho capacitada e flexível para o crescimento econômico.

    D) Habilitar técnica, social e ideologicamente os diversos grupos de trabalhadores para servir ao mundo do trabalho.

    E) Transformar a sociedade, de modo a eliminar as divisões sociais estabelecidas, formando para o pleno exercício da cidadania.

Para Libâneo (1994), o plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. Na sua elaboração, “deve-se levar em consideração que a aula é um período de tempo variável. Dificilmente completamos numa só aula o desenvolvimento de uma unidade ou tópico de unidade, pois o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases”. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as fases do plano de aula, segundo o autor:

    A) Preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização); aplicação; avaliação.

    B) Objetivos e tarefas da escola democrática; exigências dos planos e programas oficiais; condições prévias dos alunos para a aprendizagem; princípios e condições do processo de transmissão e assimilação ativa dos conteúdos.

    C) Contextualização, problematização, interdisciplinaridade, instrumentalização, adequação dos conteúdos e técnicas à fase de desenvolvimento cognitivo dos alunos, dialogicidade, aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes.

    D) Objetivos, justificativa, conteúdos, metodologia, condições de trabalho, recursos materiais e humanos, avaliação e bibliografia.

    E) Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, avaliação, bibliografia e anexos.

Nas organizações públicas e privadas, nos espaços formais e não-formais de educação, tem sido objeto de pesquisa o desenvolvimento de estratégias de competência. No campo educacional houve forte influência dos estudos de Philippe Perrenoud, José Carlos Libâneo e outros. Na perspectiva de Libâneo COMPETÊNCIA é:

    A) Dispor de certos conhecimentos, de certas capacidades físicas e mentais para executar uma ação programada e determinada;

    B) Fazer uso de conhecimentos e capacidades para fazer um trabalho, lidar com uma situação ou resolver problemas;

    C) Fazer uso das habilidades inatas frente a uma situação do cotidiano ou da profissão, colocando todas as "disposições internas" em ação para resolvê-la com êxito;

    D) A pluralidade de propriedades, um conjunto de qualidades positivas fundadas no bem comum, na realização dos direitos da individualidade de cada sujeito da sociedade;

    E) Instrumentar o trabalhador para novas exigências da produção capitalista, incluindo a modelação de sua consciência uma nova ideologia do capital.

Nos últimos anos, vários estudos vêm pesquisando os saberes e competências profissionais que fazem parte da profissionalidade do professor. Para Libâneo e Pimenta, são quatro grandes conjuntos dos saberes docentes. Marque a alternativa INCORRETA:

    A) conteúdos didático-pedagógicos, diretamente relacionados ao campo da prática profissional;

    B) conteúdos relacionados a saberes pedagógicos mais amplos do campo teórico da prática educacional;

    C) conteúdos sobre as dimensões artísticas, estatísticas e técnicas da educação;

    D) conteúdos ligados à explicitação do sentido da existência humana (individual, sensibilidade pessoal e social);

    E) conteúdos das diversas áreas do saber e do ensino, ou seja, das ciências humanas e naturais, da cultura e das artes.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A escola deve se organizar para que os alunos sejam capazes de compreender a busca de prazer como um direito e uma dimensão da sexualidade humana.

II. Para Vygotsky, o sujeito não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

De acordo com Libâneo, a formação profissional é um processo pedagógico proposital e organizado no qual os professores realizam uma preparação teórica e científica para orientar o processo de ensino com competência. Essa formação é composta por duas dimensões:

    A) Teórico-científica e Técnico-prática

    B) Prática e Científica

    C) Técnico-pedagógica e Teórico-científica.

    D) Pedagógica e Cientifica.

    E) Técnico-pedagógica e Técnico-prática.

O método é, em linhas gerais, um conjunto de técnicas de ensino, cuidadosamente organizadas com um fim específico. O autor Paulo Freire, por exemplo, é reconhecido mundialmente por seu método:

    A) De ensino tecnicista do alfabeto.

    B) De alfabetização de adultos.

    C) Construtivista de alfabetização de jovens.

    D) Marxista de doutrinação da história.

Para Libâneo, a organização da escola e, consequentemente, as formas de conceber a gestão e a administração escolar podem ser agrupadas em dois grandes enfoques: científico-racional e crítico. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação a esses enfoques, nas assertivas abaixo:


( ) No enfoque científico-racional, a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.

( ) No enfoque crítico, de cunho sociopolítico, a organização escolar é entendida como um sistema que agrega pessoas, havendo ênfase na intencionalidade, nas interações sociais entre elas e no contexto sociopolítico.

( ) O enfoque crítico expressa-se em modelos de administração científica, qualidade total, etc.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – F.

    B) F – V – V.

    C) V – V – F.

    D) F – F – V.

    E) V – V – V.

Lev Vygotsky defende o papel das relações sócio históricas no desenvolvimento humano. Ao mesmo tempo em que seu desenvolvimento ocorre em função de características do meio social em que vive, também existem questões inerente à experiência humana. Nesse sentido, é correto afirmar que Vygotsky defende:

    A) Que o homem é somente resultado de seu contexto social.

    B) Que apenas as relações que se estabelecem entre os indivíduos afetam seu desenvolvimento.

    C) Que o homem enquanto espécie elaborou a comunicação como forma de sobrevivência.

    D) Que o homem é herdeiro de toda a evolução filogenética.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...