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Paulo Freire aponta, em seu livro Pedagogia da Autonomia, que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
A afirmação acima significa que:
a seleção de conteúdos deve ser guiada pela prática do professor.
a escola é um espaço de construção e produção de conhecimento, de cultura
a escolha dos conteúdos não é uma opção instituída de significados.
a educação escolar transfere conhecimentos de geração a geração.
o conhecimento escolar não deve considerar seu contexto de produção.
A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:
As teorias construtivistas de base psicopedagógica nos revelam que as pessoas aprendem cada uma a seu tempo, realizando aprendizagens significativas a partir das relações que estabelecem com seus conhecimentos prévios, com o outro, com o objeto de conhecimento a ser conhecido.
Sabemos que as pessoas vão construindo seu conhecimento ao longo do tempo, nem sempre de forma linear.
Os alunos formam seu conhecimento por diferentes meios: por sua participação em experiências diversas, por exploração sistemática do meio físico ou social, ao escutar atentamente um relato, ao assistir a um programa de televisão, ao ler um livro, ao aprender os conteúdos escolares propostos na escola, etc.
Esses conhecimentos são armazenados na mente, organizados em unidades que chamamos esquemas de conhecimento e que mantêm conexões entre si. A estrutura cognoscitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados.
Essas construções pessoais dos alunos podem variar conforme o nível de desenvolvimento, a educação escolar recebida e a quantidade e qualidade das aprendizagens realizadas.
As questões colocadas acima dizem respeito ao:
desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança e do adolescente.
tipo de conhecimento curricular existente fora da escola.
objeto de aprendizagem revelado pelo processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a atividade mais adequada para o professor trabalhar com seus alunos a relação forma de organização do espaço geográfico e dificuldades ou facilidades para a população em suas atividades cotidianas.
discussão, após observação feita, das transformações que estão acontecendo na sua paisagem cotidiana
organização de um esquema apresentando a escola como centro polarizador, para alunos e funcionários, e polarizado
representação gráfica das formas naturais e construídas que compõem a paisagem de um bairro
mapeamento do lugar onde o aluno mora, mostrando o uso do solo e os espaços por onde circula em seu dia-a-dia
leitura e interpretação de um texto sobre a modificação do espaço geográfico feita pelo trabalho de muitas pessoas
O projeto político-pedagógico da escola deve ser uma construção coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar. Caso contrário, corre o risco de ficar esquecido em alguma gaveta na sala da direção da escola. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva democrática de construção do projeto político-pedagógico, assinale a opção que traz as características de um projeto coerente com essa concepção.
descentralização de papéis, democratização do processo de tomada de decisões, processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório
controle hierárquico das divisões de tarefas, centralização dos papéis, continuidade de ações
democratização dos papéis, instalação de um processo coletivo de fragmentação das decisões, avaliação de cunho classificatório
reorganização da escola, tomada coletiva de decisões e descontinuidade de ações passadas
empenho coletivo de ações coordenadas, tomada de decisões em âmbito hierárquico restrito, descentralização de ações
Leia o fragmento do poema "Pássaro Vermelho", de Milton Nascimento e Fernando Brandt:
É correto afirmar que o poema apresentado pode servir para o professor discutir com seus alunos, principalmente:
Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.
Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:
O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.
(Veiga, 2003)
O projeto da escola é, respectivamente, político e pedagógico, porque:
intenciona perpetuar valores culturais e sociais e traduz as opções pedagógicas do sistema de ensino.
favorece a reprodução dos valores sociais e propõe opções educativas que levam à construção das estratégias pedagógicas.
expressa a formação do cidadão para um tipo de sociedade e define as ações educativas para que a escola cumpra suas intenções educacionais.
traduz os anseios da sociedade e coordena as ações pedagógicas traçadas pelo corpo técnico-administrativo da escola.
rompe com as estruturas sociais e políticas e trata de especificar o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e sua equipe.
Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.
organização de um esquema apresentando as etapas da produção de um sapato
elaboração de planta simplificada mostrando a disposição espacial do local visitado
confecção de uma linha de tempo representando um dia na vida de um operário
utilização de mapa para identificação de locais de onde vem a matéria-prima (couro) e para onde é vendida a produção
discussão sobre as entrevistas feitas, com roteiros preparados pelos alunos, com os operários e o proprietário da fábrica
Observe atentamente a foto abaixo.
Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.
A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.
A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:
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