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16 Vigotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.
(
Rego, 2001)Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:
capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno a partir daquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.
possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.
criação de zonas de atuação pedagógica a partir de conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.
proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos.
introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos
Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.
(
Antoni Zabala, 1997)A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:
apenas conceituais.
apenas conceituais e procedimentais.
conceituais, procedimentais e atitudinais.
conceituais, factuais e procedimentais.
factuais, procedimentais e motivacionais.
Na afirmação acima, Paulo Freire quer defender a idéia de que:
a escola é redentora das desigualdades sociais e econômicas de uma dada sociedade em um dado momento histórico.
é um erro decretar a escola como tendo apenas a tarefa de reprodutora da ideologia dominante.
a educação é neutra em relação às questões políticas, sociais e culturais, pois tem por tarefa ensinar os conteúdos.
toda intervenção no mundo é pedagógica e, portanto, indiferente aos obstáculos impostos pela classe dominante.
as intenções educacionais em uma sociedade estão para além das questões sociais e políticas inerentes às classes sociais.
O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva:
tecnicista
moderna.
crítica.
tradicional.
renovada.
"A chamada Escola Nova trouxe à baila a discussão da relação professor/aluno, (mas) não alterou, na prática, a relação de poder em sala de aula."
Assinale a alternativa correta sobre o objetivo do ensino da História para uma relação que inclua a realidade e os interesses próprios do aluno.
O professor, fundamentado na sua competência, é o vértice da relação ensino/aprendizagem.
A base da relação ensino/aprendizagem é o próprio aluno, cujo interesse norteia o processo.
Em História, mais importante do que "cumprir o programa", é provocar o exercício da crítica, porque o objetivo da disciplina é a formação de questionadores do processo social e não de acomodados às estruturas existentes.
Além do livro didático, do quadro de giz e de outros recursos, inclusive eletrônicos, o ensino da História deve ser lúdico e teatral, para que se produza no aluno a absorção do conhecimento, mais do que o aprender.
Professor e aluno não são iguais nem opostos e devem aproveitar suas diversidades em função do objetivo comum: a reflexão colaborativa em sala de aula, que produza efeitos para além de seus limites.
Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.
(PCN, 1998)
A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:
em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino.
antes de qualquer nova situação de ensino deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar no objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino
o conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo.
a natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes.
todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.
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