Questões de Pedagogia da ADVISE

Lista completa de Questões de Pedagogia da ADVISE para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:

I. a escola exercite do bom relacionamento;

II. a escola cultive da paz no ambiente;

III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência esco-lar;

IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência;

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    I e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado:

  • A.

    no conservadorismo;

  • B.

    no construtivismo;

  • C.

    no criticismo do conteúdo;

  • D.

    no tecnicismo;

  • E.

    no modelo libertário.

A palavra CÁTEDRA, termo muito utilizado no meio educacional se caracteriza por todos os significados abaixo, EXCETO:

  • A.

    cadeira pontifícia;

  • B.

    cadeira de quem ensina;

  • C.

    cargo de professor catedrático do ensino superior, obtido por concurso;

  • D.

    ementa de uma cadeira lecionada em uma Universidade;

  • E.

    disciplina ensinada por professor dessa categoria.

Na época Medieval a educação tinha um eixo central que se destacou como fundamental e era estruturado em torno do valor religioso resumido na forma cristã. Aponte a alternativa em que aparece esse eixo central.

  • A.

    Imagens;

  • B.

    Pinturas;

  • C.

    Orações;

  • D.

    Imaginário;

  • E.

    Dança.

Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:

I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;

II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”.

III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.

IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.

Assinale somente as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    I, II e IV;

  • E.

    I e IV.

Para Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para:

  • A.

    a conscientização;

  • B.

    a libertação;

  • C.

    a leitura;

  • D.

    o racismo;

  • E.

    o silencia.

Se um grupo de alunos passa a ser controlados, na sala de aula, onde se tem um sistema rígido de recompensas e punições, consequentemente, há:

  • A.

    uma originalidade nos trabalhos dos alunos;

  • B.

    uma quimera de afeições em sala de aula por parte dos alunos;

  • C.

    uma falta de espontaneidade natural advinda por parte dos alunos;

  • D.

    uma imensa colaboração/participação por parte dos alunos nas atividades escolares;

  • E.

    uma recusa intencional por parte dos alunos nas atividades escolares;

O Islã, complexa civilização que iluminou a cultura medieval ocidental, concentrava sua educação em comunhão:

  • A.

    com a leitura;

  • B.

    com a instrução;

  • C.

    com a dedicação;

  • D.

    com a obediência;

  • E.

    com a penitência.

Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:

  • A.

    ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;

  • B.

    ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;

  • C.

    ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;

  • D.

    ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;

  • E.

    ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.

Na época feudal para uma melhor uniformidade, a organização da educação era dividida entre:

  • A.

    a Igreja e o Estado;

  • B.

    a Igreja e o Senhor Feudal;

  • C.

    a Igreja e a família;

  • D.

    a família e o Estado;

  • E.

    a família e o Senhor Feudal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...