Questões de Pedagogia da ADVISE

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O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

  • A.

    mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;

  • B.

    controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;

  • C.

    evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;

  • D.

    atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;

  • E.

    estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.

A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:

I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.

II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.

III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança

.IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I e III.

Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:

  • A.

    divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina;

  • B.

    permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica;

  • C.

    formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária;

  • D.

    trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo;

  • E.

    formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto.

O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:

  • A.

    viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;

  • B.

    tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;

  • C.

    associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;

  • D.

    juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;

  • E.

    articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.

Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:

  • A.

    os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;

  • B.

    o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;

  • C.

    o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;

  • D.

    o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;

  • E.

    a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.

Sobre a imagem abaixo pode-se concluir que:

  • A.

    a educação pode caminhar sozinha;

  • B.

    a família é um grupo primário e a educação tem que partir dela;

  • C.

    a família é um grupo secundário e a educação não precisa partir dela;

  • D.

    a escola não precisa da família para educar as crianças;

  • E.

    a escola é o ponto fundamental para unir a família.

A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:

  • A.

    o papel dos pais;

  • B.

    as prioridades na formação dos alunos;

  • C.

    as medidas de controle da educação;

  • D.

    as normas de aceitação da autoridade constituída;

  • E.

    os papéis de cada um em seu grupo etário.

A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:

I. a escola exercite do bom relacionamento;

II. a escola cultive da paz no ambiente;

III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência escolar;

IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    I e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.

O trecho acima nos leva a:

  • A.

    refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;

  • B.

    localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;

  • C.

    manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;

  • D.

    cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;

  • E.

    conhecer os amigos da escola e quem é “do contra”.

Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:

  • A.

    ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;

  • B.

    ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;

  • C.

    ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;

  • D.

    ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;

  • E.

    ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.

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