Questões de Pedagogia da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

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É fundamental pesquisar a organização do trabalho, as novas tecnologias, os rituais, tempos e espaços, os regimentos, as grades curriculares, tudo o que objetiva e concretiza a pedagogia da escola ou da fábrica. Entretanto, o objeto central dessas pesquisas são (é):

  • A. os métodos de ensino.
  • B. o planejamento e o currículo escolar.
  • C. os sujeitos que interferem nessa relação educativa.
  • D. a relação educação e tecnologia.
  • E. os espaços da fábrica ou da escola onde há o processo de produção.

A educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, às ciências e à tecnologia objetiva garantir ao cidadão o direito permanente de desenvolvimento de aptidão para a vida produtiva e social. São princípios norteadores da educação profissional de nível técnico, exceto:

  • A. respeito aos valores éticos, estéticos e políticos.
  • B. flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.
  • C. atualização permanente dos cursos e currículos.
  • D. identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso.
  • E. vinculação irrestrita da escola e seu projeto pedagógico à empresa.

Os cursos de educação profissional e tecnológica podem ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. Avalie se a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

II. educação profissional técnica de nível médio.

III. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

IV. educação do campo tratando-se da base nacional comum.

V. educação rural tratando-se de nível fundamental.

Estão corretos apenas:

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

O Pedagogo que está comprometido com uma educação transformadora terá como norteadores de seu trabalho, dentre outros, os seguintes pontos, EXCETO:

  • A. capacitar-se constantemente.
  • B. estar aberto a mudanças.
  • C. elaborar um trabalho fragmentado.
  • D. refletir criticamente sobre a prática.
  • E. atender aos conflitos na dimensão didática, pedagógica e coletiva.

Para se definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica do planejamento que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa na elaboração de um currículo escolar, tal currículo deve abranger:

  • A. uma análise e reflexão de várias facetas do sistema educacional, para delimitar suas dificuldades e prever alternativas de solução circunstancial.
  • B. um processo de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão de ações pedagógicas e administrativas que devem ser executadas somente pela gestão escolar.
  • C. uma previsão de diferentes componentes que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e dos conteúdos programáticos de cada componente.
  • D. uma antevisão dos componentes a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante certo período de tempo.
  • E. uma seleção dos objetivos imediatos a serem alcançados, especificando conteúdos, procedimentos, recursos a serem trabalhados e estabelecendo critérios de avaliação somativa.

O papel da educação especial na perspectiva inclusiva é muito importante e não pode ser negado, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam o processo de escolarização:

  • A. para alunos com deficiência leves regularmente matriculados nas escolas adequadas.
  • B. de alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas comuns.
  • C. de alunos com deficiência matriculados somente nas escolas públicas.
  • D. de alunos com deficiências visual e auditiva regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas.
  • E. parcial para alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas regulares e específicas.

É uma pedagogia que surge no Brasil por volta dos anos 80, cuja atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Estamos nos referindo à Pedagogia:

  • A. Liberal Renovada.
  • B. Progressista Libertária.
  • C. Liberal Histórico-Crítica.
  • D. Progressista Libertadora.
  • E. Progressista Crítico-Social.

Ao conversar com o Professor de História, o Pedagogo salientou que para se fazer uma crítica fundamentada dos livros didáticos, dos textos e do ensino tradicional frente a inovações curriculares que estão acontecendo no ensino, ele precisa dominar os saberes:

  • A. conceituais e metodológicos de sua área.
  • B. ambientais e conceituais divergentes da sua área.
  • C. desintegradores de sua área e diversificados de outras áreas.
  • D. práticos e convencionais de áreas afins.
  • E. generalizadores e particulares da grade curricular.
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