Lista completa de Questões de Pedagogia da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:
I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.
II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.
III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.
IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.
V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.
Estão corretas:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
No Relatório Progresso das Nações 2009, publicado pela Unicef, o Brasil ocupava o 102o lugar no ranking de risco para a infância, entre 142 países pesquisados (Folha de S.Paulo, 23/07/09). Para essa classificação, foram levados em conta o índice de mortalidade infantil, o índice de amamentação integral e o índice de crianças fora da escola. O Pedagogo Carlos levou a reportagem para o grupo de funcionários da Nuclep para discutir, no campo educativo, o quadro da realidade social e educacional e enfatizou que é preciso repensar os patamares mínimos de qualidade porque:
A Pedagoga Marta explicou que um novo corpo de conhecimentos está se desenvolvendo graças à associação entre a psicologia e a neurociência, gerando valiosa contribuição para aprofundar o conhecimento das funções indispensáveis ao processo de aprendizagem como: percepção, atenção, memória, abstração, raciocínio, processamento da informação, afetividade, funções motoras e funções executivas, dentre inúmeras outras. A pedagoga enfatizou que a neuropsicologia:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A instituição deve atribuir valores ao trabalho, caracterizar a importância de cada atividade, bem como definir o valor do profissional que irá executar atividades diversas. Avaliar o desempenho de um profissional requer um aprofundamento das necessidades da organização e o potencial apresentado pelo avaliado. Como participante do processo, o pedagogo reconhece o momento em que a avaliação deve ser feita utilizando instrumentos tais como os seguintes, exceto:
O pedadago, ao trabalhar com a área de saúde e educação, tem que saber pensar em ações que promovam e protejam a saúde para reorientar modelos preventivos, criando uma estratégia de articulação transversal que objetiva:
Pedagogos são profissionais que devem estar preparados para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas que interferem na saúde, na aprendizagem e no trabalho. O diagnóstico de dificuldades socioeducativas é realizado por meio de recursos que constituem-se em instrumentos fundamentais com caráter:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
Atualmente, as organizações estão sendo, cada vez mais desafiadas a desenvolver programas de capacitação significativos para os seus membros como uma forma de competir e alcançar o sucesso em um ambiente tão volátil. Para tanto, a capacitação pode ser uma fonte de vantagem competitiva em inúmeras organizações. A capacitação e a educação, nesse contexto, podem ser consideradas como:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A educação nacional vivencia um momento decisivo na organização da educação, enquanto sistema educacional, no que diz respeito à definição de políticas que a orientarão por um período de dez anos. Assim, torna-se de fundamental importância refletir em que medida e de que forma o Plano Nacional de Educação vem incorporando as questões propostas pelo multi/interculturalismo. Nesse sentido apontamos para a necessidade de uma formação de pedagogos reflexivos, que assumam uma prática para atuar em sociedade construída pelos seguintes aspectos, exceto:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
A prática educativa emancipatória requer do educador uma tomada de posição pela missão histórica consciente e consequente da humanidade de destruir as relações de classe que sustentam a alienação e privam o homem de seu desenvolvimento humano. Avalie se a prática educativa deve ser:
I- descompromissada do querer fazer. II- ético-política. III- profissional. IV- um comprometimento com o dever e o poder. Estão corretas apenas:Considerando adultos pouco escolarizados como indivíduos ativos e cognoscentes e em interação com o mundo letrado, torna-se realmente impossível considerá-los analfabetos. É, pois, através do processo de interação com a sociedade letrada que adultos pouco escolarizados podem produzir e reconhecer o sistema de escrita e os diferentes tipos de textos. As características do leitor que irão produzir maneiras diferenciadas de interpretação do texto são:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...