Questões de Pedagogia da CEC Concurso

Lista completa de Questões de Pedagogia da CEC Concurso para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa cujas expressões preenchem corretamente as lacunas do texto a seguir:

A avaliação da aprendizagem na escola possui dois princípios bem claros, um é ___________ o/a aluno/a no seu desenvolvimento pessoal, a partir do processo de ___________, e o outro é responder à/ao ___________ pela qualidade do trabalho pedagógico efetivado. De tal forma que é preciso atentar para o caráter constitutivo da avaliação que é de ___________, criando a base para a tomada de decisão, entendida aqui como o meio de encaminhar os atos subsequentes na perspectiva da busca de maior satisfação nos resultados. (LUCKESI, 1999)

  • A.

    determinar, sondagem, empresa, quantificação

  • B.

    limitar, autodidatismo, mercado de trabalho, classificação

  • C.

    auxiliar, ensino e aprendizagem, sociedade, diagnóstico

  • D.

    aligeirar, reciclagem, criança, promoção

  • E.

    sondar, comunicação, prefeitura, mensuração

Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O conhecimento sobre o que cada aluno é, como é, o que sabe e o que sabe fazer é o ponto de partida para determinar, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, o tipo de estratégia e de atividades que podem contribuir para a aprendizagem.

  • B.

    O processo avaliativo destina-se a acompanhar, entender, favorecer a contínua progressão do aluno.

  • C.

    A avaliação proporciona referências para definir uma proposta hipotética de intervenção, a organização de uma série de atividades de aprendizagem que possibilitará o progresso dos alunos.

  • D.

    O que interessa são determinados resultados em conformidade com certos níveis predeterminados de forma uniformizadora.

  • E.

    O processo avaliativo acompanha o caráter dinâmico e espiralado da construção do conhecimento, assumindo diferentes dimensões e significados a cada etapa dessa construção.

Considere as seguintes nomenclaturas para avaliação educacional:

1. avaliação emancipatória

2. avaliação dialógica

3. avaliação classificatória

4. avaliação mediadora

5. avaliação psicopedagógica Relacione-as aos textos correspondentes.

( ) Também conhecida como a pedagogia do exame na qual a função da escola e consequentemente da avaliação é o da conservação e reprodução da sociedade, a avaliação __________, partindo da ideia de seleção, mascara as reais falhas do processo educativo e não sugere nenhum encaminhamento para superá- las, uma vez que discrimina e seleciona antes de qualquer coisa.

( ) A avaliação __________ caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la, dessa forma, destinase à avaliação de programas educacionais e/ou sociais. Essa proposta nasceu de pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação.

( ) Essa avaliação, na escola, tem como funções socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de regras de conduta com base em um projeto social mais amplo, de tal forma que a avaliação __________ é a investigação do processo de aprendizagem do sujeito com vistas a entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.

( ) Defendida pelos estudiosos do Instituto Paulo Freire, a avaliação __________ é concebida como ato sociológico, possibilitando pela sua base dialética, o desenvolvimento da autonomia cidadã, uma vez que congrega a auto e a hetero avaliação, a avaliação quantitativa e a qualitativa, a diagnóstica e a comparativa.

( ) Compreendida como elemento integrante e intrínseco ao processo educacional, alimentando, sustentando e orientando a intervenção pedagógica, a avaliação _________ acontece de forma contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo/a aluno/a.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4

  • B.

    4 – 3 – 2 – 1 – 5

  • C.

    1 – 2 – 5 – 4 – 3

  • D.

    5-1 – 2 – 5 – 4 – 3

  • E.

    2 – 3 – 5 – 4 – 1

Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:

I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.

II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.

III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.

IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu “nível”, necessidades e expectativas educativas.

  • A.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • B.

    I, II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas III e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e IV estão corretas.

  • E.

    Somente IV está correta.

Em relação às contribuições de Vygotsky para a concepção sociointeracionista ou socioconstrutivista, podem-se considerar como verdadeiras qual(is) das seguintes premissas?

I. Há uma relação intrínseca entre desenvolvimento e aprendizagem, pressupondo o caráter mediado dos processos psicológicos superiores tipicamente humanos.

II. O meio social e cultural dispõe de signos e sistemas de signos necessários para formar os processos psicológicos superiores, já que o desenvolvimento individual consiste, em boa parte, no acesso progressivo a esses signos e na sua utilização.

III. É atribuído um caráter central à interação social no processo de desenvolvimento das capacidades humanas superiores. Segundo esse princípio, as funções superiores originam-se sempre entre pessoas, isto é, aparecem inicialmente no plano da relação com outras, para surgirem depois no plano individual.

Qual(is) é(são) verdadeira(s)?

  • A.

    Todas

  • B.

    Apenas I

  • C.

    Apenas II

  • D.

    Apenas III

  • E.

    II e III

Numere as modalidades de planejamento da segunda coluna de acordo com as premissas da primeira:

I. Sua inovação está ao tomar de empréstimo no postulado desenvolvido por Paulo Freire o caráter “interdisciplinar, multidisciplinar e multidimensional”, enfatizando a Escola Cidadã como locus central do processo educativo, espaço este no qual ocorre a cidadania ativo-crítica e se iniciam as transformações educacionais.

II. Nasce como sugestão alternativa e crítica ao planejamento tecnocrático (prático, instrumental e normativo) elaborado nas diferentes esferas educativas. Sugere como procedimentos o estabelecimento de três marcos: marco referencial (situacional, doutrinal e operativo), diagnóstico e programação (objetivos, políticas e estratégias, responsáveis e demais instruções de execução).

III. Na gestão educacional começa a ser aplicado, no final dos anos setenta, principalmente nas instituições de ensino superior americanas, como tentativa de encontrar respostas para os desafios da modernidade, embasada na literatura sobre gestão empresarial.

( ) Planejamento Participativo

( ) Planejamento Estratégico

( ) Planejamento Dialógico

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    II – III – I

  • B.

    III – II – I

  • C.

    I – II – III

  • D.

    III – I – II

  • E.

    II – I – III

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Assinale a alternativa correta em relação à qualidade de letras usadas pela aluna:

  • A.

    Caroline conhece o valor sonoro de todas as vogais.

  • B.

    Caroline usa letras diferentes das que compõem o nome dela.

  • C.

    Caroline está alfabética.

  • D.

    Caroline pode ter relacionado a sílaba inicial da palavra CASA ao valor sonoro das duas letras iniciais de seu nome.

  • E.

    As hipóteses de escrita de Carolina se caracterizam ainda como grafismos primitivos.

Em relação à competência e ao compromisso do educador, é correto afirmar:

( ) O conceito de competências é novidade na pedagogia.

( ) A competência se afirma pela responsabilidade de adquirir a formação e o aperfeiçoamento que permitem enfrentar a complexidade da tarefa, de atender às exigências da eficácia de suas intervenções e de determinar padrões de qualidade e critérios éticos referentes ao exercício de tarefas cujo papel é claramente definido.

( ) O reconhecimento das competências do/a docente parte da clareza da função do ensino, das tarefas exigidas para a mesma e o papel de cada uma delas, além dos efeitos presentes nas diferentes intervenções.

( ) As competências indispensáveis para o exercício da função do/a educador/a não podem ser aprendidas posto que são inatas.

( ) O/a educador/a não pode satisfazer-se tão somente com a questão de se conhecer muito bem a matéria a ser ensinada; a sua responsabilidade está diretamente relacionada, em igual proporção, às formas, aos meios, enfim à mediação necessária à aprendizagem dos/as alunos/as para o desenvolvimento dos diferentes saberes e habilidades.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

  • A.

    V – V – V – F – F

  • B.

    F – F – V – V – F

  • C.

    V – V – F – F – V

  • D.

    F – V – V – F – V

  • E.

    F – V – V – V – F

Considere os seguintes fatores relacionados à atividade do(a) pedagogo(a) escolar (LIBÂNEO, 2001):

1. iniciativa

2. disciplina

3. autoridade

4. responsabilidade

5. decisão Relacione-os aos textos correspondentes.

( ) A __________ é o exercício de um poder delegado a alguém para coordenar as medidas tomadas coletivamente, implicando determinadas qualidades e conhecimento de suas funções. É recomendável que seja descentralizada, delegando-se tarefas aos demais membros da equipe escolar.

( ) É uma exigência inerente à autoridade. Mesmo no caso de procedimentos grupais de tomada de decisões e descentralização das tarefas, a __________ final é de quem coordena.

( ) A __________ é a capacidade de selecionar, diante de várias alternativas, a medida mais adequada conforme as situações concretas. Com base em um plano de trabalho, de objetivos e tarefas estabelecidas mediante a participação da equipe escolar, o(a) pedagogo(a) não pode furtar-se de tomar as medidas necessárias.

( ) A __________ implica compatibilizar a conduta individual com as normas, regulamentos, interesses da vida social e escolar, assumidos coletivamente.

 ( ) A __________ é a capacidade crítica e criadora de encontrar soluções aos problemas que se apresentam no desenvolvimento do processo de gestão, o que implica a capacidade de enfrentar o imprevisto e situações inusitadas ou embaraçosas.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 4 – 5 – 2 – 1

  • B.

    1 – 2 – 4 – 3 – 5

  • C.

    5 – 3 – 4 – 2 – 1

  • D.

    2 – 3 – 5 – 1 – 4

  • E.

    3 – 4 – 1 – 2 – 5

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Para construir conhecimentos, a criança precisa estabelecer relações com o meio e com outras pessoas – adultos e crianças.

  • B.

    O desenvolvimento humano é uma tarefa conjunta e recíproca que envolve a construção compartilhada de sentidos e de significados.

  • C.

    As mudanças que ocorrem na sociedade não devem afetar a função da escola enquanto instituição responsável pela formação de crianças.

  • D.

    A criança aprende em um ambiente social e historicamente localizado.

  • E.

    Fazem parte do repertório de desenvolvimento e aprendizagem, sobretudo da criança da Educação Infantil, a imaginação e a fantasia, bem como a curiosidade e a experimentação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...