Questões de Pedagogia da CEC Concurso

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Assinale a alternativa correta em relação à função da escola:

  • A.

    O novo paradigma econômico, os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e as mudanças no mundo do conhecimento não afetam a função da escola na contemporaneidade.

  • B.

    A escola cumpre funções que podem ser providas por qualquer outra instância enquanto formação geral básica.

  • C.

    A escola de hoje deve limitar-se a passar informação sobre as matérias, a transmitir o conhecimento do livro didático.

  • D.

    Para o educador não importa refletir sobre a função da escola e sim ministrar o programa curricular no tempo determinado.

  • E.

    A função de transmitir conhecimentos representa uma parcela mínima dos objetivos da escola na contemporaneidade.

“Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula.” (LIBÂNEO, 1998, p. 128)

 É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:

( ) definir objetivos educativos

( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino

( ) organizar turmas

( ) organizar reuniões de estudo

( ) articular planos de ensino

Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    F – V – F – V – F

  • B.

    F – V – F – V – F

  • C.

    V – V – V – V – V

  • D.

    V – V – V – F – F

  • E.

    V – F – V – F – V

“Além de construir seu conhecimento e domínio do sistema ortográfico, o aprendiz da língua escrita também deve construir o conhecimento e o uso da escrita como discurso, isto é, como atividade real de enunciação, necessária e adequada a certas situações de interação, e concretizada em uma unidade estruturada – o texto – que obedece a regras discursivas próprias (recursos de coesão, coerência, informatividade, entre outros).” (SOARES, 2003, p. 105)

É correto afirmar que a autora se refere ao texto enquanto prática social em qual perspectiva? Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Regulação;

  • B.

    Letramento;

  • C.

    Condutismo;

  • D.

    Classificação;

  • E.

    Reducionismo.

Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:

( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

  • A.

    F – F – F – F – V

  • B.

    V – V – V – F – V

  • C.

    V – V – V – V – F

  • D.

    F – V – F – V – F

  • E.

    V – F – V – F – V

(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados – sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.

  • A.

    Investimento nos vínculos concretos, instituição de punições disciplinares e modelagem moral dos(as) alunos(as);

  • B.

    Fidelidade ao contrato pedagógico, instituição de punições disciplinares e permeabilidade à mudança e à invenção;

  • C.

    Permeabilidade à mudança e à invenção, investimento nos vínculos concretos e fidelidade ao contrato pedagógico;

  • D.

    Modelagem moral dos(as) alunos(as), permeabilidade à mudança e à invenção e instituição de punições disciplinares;

  • E.

    Instituição de punições disciplinares, fidelidade ao contrato pedagógico e modelagem moral dos(as) alunos( as).

Em relação ao trabalho com o conhecimento escolar, analise as seguintes afirmativas.

I. Em uma perspectiva de avanço na educação é importante considerar os conhecimentos dos/as alunos/as como redes tecidas através de processos de aprendizagem singulares, múltiplos e imprevisíveis, uma vez que cada educando incorpora as novas informações às suas próprias redes de modo diferente dos demais.

II. O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma exaustiva, uma vez que dialoga com outras fontes de saber.

III. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.

IV. A transposição didática conservadora, que assume o currículo como uma progressão regular e linear de saberes, está embasada na abordagem construtivista e genética do desenvolvimento e dos conhecimentos.

Quais estão INCORRETAS?

  • A.

    I e IV estão incorretas.

  • B.

    I, II e III estão incorretas.

  • C.

    II e III estão incorretas.

  • D.

    III e IV estão incorretas.

  • E.

    Somente IV está incorreta.

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise quais destas afirmações são falsas.

I. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

II. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente somente a Educação Infantil, obrigatória e gratuita, inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

III. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede particular e especial de ensino.

IV. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência.

V. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência somente das faltas dos filhos no decorrer do ano letivo.

São afirmações FALSAS:

  • A.

    Apenas I e IV

  • B.

    Todas

  • C.

    Apenas II, III, V

  • D.

    Apenas IV e V

  • E.

    Apenas I, II, III e IV

Numere os temas da (Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) da segunda coluna de acordo com as sentenças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação da primeira e assinale a alternativa que traz a numeração correta, de cima para baixo:

I. Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II. Sua finalidade é desenvolver o educando, assegurandolhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

IV. A experiência docente é pré-requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.

V. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

( ) Princípios e fins da Educação Nacional

( ) Educação Básica

( ) Educação Especial

( ) Profissionais da Educação

( ) Organização da Educação Nacional

  • A.

    V – II – I – IV – III

  • B.

    III – I – IV – II – V

  • C.

    V – IV – II – III – I

  • D.

    I – II – III – V – IV

  • E.

    V – IV – III – II – I

Segundo a Lei n.º 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, são direitos das crianças e dos adolescentes:

I. Opinião e expressão.

II. Organizar e participar de entidades estudantis.

III. Contestar critérios avaliativos e recorrer a instâncias superiores.

IV. Sigilo em todos os tipos de processos.

V. Se autor de ato infracional, não ser conduzido ou transportado indevidamente.

VI. Brincar, praticar esportes e divertir-se.

VII. Ser respeitado por seus educadores.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todos os itens são direitos.

  • B.

    Apenas III e VII são direitos.

  • C.

    Apenas II e VI são direitos.

  • D.

    Apenas II, III, VI e VII são direitos.

  • E.

    Apenas III é direito.

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Analise as seguintes afirmativas em relação à atividade realizada pela aluna em questão. Depois, assinale a alternativa correta:

I. Caroline não conhece o significado da palavra CASA.

II. Caroline sabe que o som [S], no final da palavra CASAS, indica o plural, mas ainda não sabe representar alfabeticamente essa ideia.

III. Em hipótese alguma há lógica na representação escrita da palavra CASAS (no plural).

IV. Na escrita da palavra CASAS (no plural), a aluna repete a palavra de modo que sua escrita corresponda ao número de casas representado no desenho, trata-se de uma hipótese bem própria da criança nessa fase inicial de alfabetização.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    II e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e III estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

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