Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.
A busca do professor por formação acadêmica, para desenvolver competência técnica que lhe possibilite compreender os vínculos de sua prática pedagógica com a prática social global, evidencia postura afinada com a pedagogia liberal tecnicista.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.
A ideia de não diretividade é compartilhada pela tendência pedagógica libertadora e pela tendência pedagógica liberal não diretiva, que a ela atribuem a mesma significação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.
Um professor com vasto conhecimento teórico, que se graduou em universidade de renome e que realizou diversos cursos de aperfeiçoamento deve ser considerado, em razão de seu saber, um profissional competente.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.
Sistemas de ensino orientados por princípios behavioristas são característicos da tendência pedagógica liberal tradicional.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Supondo-se que não haja na rede de ensino do estado professores habilitados para o ensino de música, esse conteúdo poderá ser suprimido do currículo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à relação professor-aluno, às práticas e tendências pedagógicas, julgue os próximos itens.
As reformulações introduzidas no sistema educacional brasileiro durante a década de 70 do século passado pautaram-se pelo tecnicismo, tendência educacional que substituiu, no plano legal, as orientações do pensamento escolanovista.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Considere que, ao analisarem os conteúdos sobre diversidade étnico-racial, os professores de determinada escola da rede tenham sugerido a supressão desse conteúdo do currículo, por considerá-lo irrelevante. Considere, ainda, que tal sugestão tenha sido fundamentada na autonomia da escola para a formulação do currículo e no desinteresse da comunidade pela temática. Nessa situação, deve-se acatar a sugestão proposta por essa escola, dada a inexistência de instrumento legal que obrigue as escolas a trabalharem tal conteúdo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos, especificidades e características da pesquisa em educação.
Os conhecimentos relativos à educação não podem ser gerados por um tipo de pesquisa com característica estritamente experimental.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao proporem a reestruturação curricular, as escolas deverão assegurar a manutenção não só de todos os componentes curriculares constantes do núcleo nacional comum, mas também dos referentes à parte diversificada do currículo.
Julgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos, especificidades e características da pesquisa em educação.
O método indutivo, por ser eminentemente empírico, é o único que proporciona neutralidade à pesquisa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...