Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que se seguem, relativos aos conceitos, especificidades e características da pesquisa em educação.
Para gerar conhecimento reconhecido na área da ciência, o desenvolvimento de uma pesquisa deve ter como base um método científico.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na reestruturação curricular proposta pela secretaria de educação, devem-se considerar os PCNs, que apresentam um conjunto de referências que norteiam a elaboração dos currículos nos sistemas de ensino com vistas a garantir conhecimentos mínimos considerados necessários para assegurar a formação básica comum do educando.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica.
As matrículas dos cursos especiais e regulares oferecidos por instituições de educação profissional e tecnológica devem estar condicionadas ao nível de escolaridade dos alunos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos.
A distribuição de tarefas em um grupo de trabalho pauta-se na diferenciação dos papéis desempenhados pelos sujeitos que o integram, o que requer a atenta observação do coordenador para o não rompimento da definição inicial desses papéis.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica.
Os institutos federais, autarquias de regime especial, caracterizam-se como instituições que articulam a educação básica, superior e profissional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos.
Considerados os diversos tipos de liderança em um grupo de trabalho, as posturas de mudança e de resistência dos líderes, em uma perspectiva democrática, são incompatíveis, uma vez que ocasionam conflito e desestabilizam o grupo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica.
Os institutos federais desenvolvem, com objetivo filantrópico, a educação profissional e tecnológica, de modo a instrumentalizar os alunos para o atendimento das necessidades do mercado de trabalho.
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A avaliação da aprendizagem tem função diagnóstica, podendo embasar o planejamento do professor e constituir-se em instrumento dialético do avanço e da identificação de novos rumos educacionais.
Julgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica.
A educação profissional e tecnológica deve abranger cursos de nível médio, graduação e pós-graduação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...