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A busca da definição dos padrões mínimos de qualidade na prática educativa em educação em saúde passa por uma discussão sobre as atividades educativas essenciais na área. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
As práticas de educação em saúde são realizadas exclusivamente por profissionais da área em hospitais e centros de saúde especializados.
A busca da definição dos padrões mínimos de qualidade na prática educativa em educação em saúde passa por uma discussão sobre as atividades educativas essenciais na área. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
Os cursos de formação de professores, em especial o curso de pedagogia, conseguem atender aos princípios da prática educativa em saúde ao abordarem a disciplina pedagogia hospitalar.
A busca da definição dos padrões mínimos de qualidade na prática educativa em educação em saúde passa por uma discussão sobre as atividades educativas essenciais na área. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
A educação em saúde é de responsabilidade exclusiva do Estado.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A busca da definição dos padrões mínimos de qualidade na prática educativa em educação em saúde passa por uma discussão sobre as atividades educativas essenciais na área. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, os cursos de formação de especialistas em educação e saúde conseguem atender a toda a demanda necessária.
Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Entre os fatores que sustentam a educação comunitária, estão a existência de políticas e normas para trabalhar com a comunidade, as atitudes favoráveis por parte do pessoal da saúde em seus contatos com a comunidade, o apoio de toda uma equipe de saúde trabalhando conjuntamente, a resolução concreta de problemas locais, a manutenção do pessoal de saúde em programas e o respeito pelo sistema organizacional da comunidade tradicional.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
No ano de 2000 foi que os países do continente americano reconheceram o direito e a responsabilidade que os indivíduos têm de planejar e implementar seus próprios serviços de atendimento, afirmando que a educação relacionada a problemas de saúde, assim como as condições para preveni-los ou controlá-los, deveria constituir o primeiro dos oito elementos essenciais na estratégia da assistência primária de saúde.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na atualidade, o conceito de educação em saúde, relacionado ao atendimento médico-sanitário, sofreu significativa alteração. O conceito de participação comunitária é discutido como instrumento capaz de ampliar os serviços de saúde. Considera-se que a participação comunitária poderia levar ao desenvolvimento de habilidades e à transformação de pessoas em função de suas próprias necessidades. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.
Para ampliar a possibilidade de participação comunitária como componente essencial nos programas de saúde, são indispensáveis políticas de saúde favoráveis à participação popular nos programas de saúde, a coordenação intersetorial (setor formal e setor informal) com os grupos comunitários, a fim de que possam identificar suas necessidades, problemas e soluções, e o fortalecimento do relacionamento entre o sistema formal de saúde e a comunidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A educação permanente é entendida como uma atualização cotidiana das práticas, seguindo os novos aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis, contribuindo para a construção de relações e processos que emerjam do interior das equipes, desconsiderando as práticas organizacionais, interinstitucionais e(ou) intersetoriais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A educação permanente é considerada como algo mais abrangente da educação, como formação integral e contínua do ser humano com um referencial teórico-metodológico problematizador.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1980, por inspiração freireana, apareceu o conceito de competência processual, incluindo tanto as experiências de nível individual quanto as coletivas. Esse conceito foi ampliado e compreendido como educação permanente. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A organização do trabalho, a interação com as redes de gestão de serviços de saúde e do controle social no setor estão excluídas do conceito de educação permanente.
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