Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Libâneo, citando Chiavenato, define organização como unidades sociais constituídas de pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos. Neste sentido, o autor classifica a escola como sendo uma organização onde as interações entre as pessoas visam à promoção da formação humana. Com relação à organização escolar, julgue os itens que seguem.
A concepção a respeito dos objetivos da educação em relação à formação dos alunos determinará os significados assumidos pela organização e gestão da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Libâneo, citando Chiavenato, define organização como unidades sociais constituídas de pessoas que trabalham juntas para alcançar determinados objetivos. Neste sentido, o autor classifica a escola como sendo uma organização onde as interações entre as pessoas visam à promoção da formação humana. Com relação à organização escolar, julgue os itens que seguem.
A gestão democrático-participativa da escola se caracteriza pela participação desta no conselho da secretaria estadual ou municipal de educação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
O campo teórico da psicologia do desenvolvimento estuda os processos psicológicos, objetivando encontrar soluções para os transtornos do desenvolvimento humano.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
Erik Erikson, assim como outros estudiosos desse campo, considera que o desenvolvimento psicológico tem início na concepção e termina com a morte do indivíduo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
A psicologia do desenvolvimento surgiu como campo de estudo científico no final do século XX.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.
Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue os itens a seguir.
Os educadores, ao longo do processo educativo, mediam os ganhos de autonomia, no âmbito do saber fazer, no plano das habilidades e competências cognitivas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue os itens a seguir.
O educando assume a tarefa do fazer sob mediação e interage com as necessidades das pessoas, procurando, nessa relação, compreender tais necessidades, significá-las, buscar ferramentas/instrumentos e saber que operam sobre o objeto.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue os itens a seguir.
Os educadores têm de assumir a função de verdadeiros condutores do processo de aprendizagem do educando.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da avaliação emancipatória.
Na avaliação emancipatória, os dados quantitativos são desprezados, considerando que a ótica de análise é eminentemente quantitativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...