Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às concepções acerca do processo de ensinoaprendizagem, julgue os itens seguintes.
O construtivismo baseia-se nas ideias de Vigotsky, que considera o contexto histórico-social do estudante e tem o professor como mediador do conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne às concepções acerca do processo de ensinoaprendizagem, julgue os itens seguintes.
A concepção humanista pressupõe aprendizagem significativa, papel ativo do aluno e ensino não diretivo.
Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
De acordo com Bourdieu e Passeron, toda ação pedagógica é uma violência simbólica, porque impõe as concepções dos grupos e classes dominantes.
Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Para Marx e Engels, a educação serve unicamente para a alienação, por isso é preciso encontrar outros meios para a emancipação dos sujeitos em uma sociedade estruturada em classes.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
As práticas pedagógicas estão acima de qualquer conflito ideológico existente na sociedade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
As concepções de mundo, as ideias e os valores compartilhados socialmente e ensinados pela instituição escolar em um estado laico são neutros e resultam de uma construção social.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos fundamentos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Na concepção de Émile Durkheim, educação é socialização e assume significado de educação moral para preservação da coesão social.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes relativos à Constituição Federal e à educação brasileira.
A gestão democrática é um princípio da educação nacional que deve ser seguido por instituições públicas e privadas de ensino, na forma da lei.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado, além de aspectos marcantes da realidade brasileira dos dias atuais, julgue os itens seguintes.
O maior problema da educação básica é, reconhecidamente, a falta de vagas nas escolas mantidas pelo poder público, sobretudo no ensino fundamental.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do quadro curricular apresentado, assinale a opção correta.
A disciplina cinema, alocada na parte opcional do currículo, deveria estar, obrigatoriamente, situada na base nacional comum, agregada às artes.
Como está disposto, o currículo da escola propicia o desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de modo a capacitar o aluno a prosseguir os estudos e a adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento.
O currículo apresentado não cumpre o disposto nas diretrizes curriculares nacionais, que determinam a educação sexual.
A escola descumpre o estabelecido nas diretrizes curriculares nacionais quanto às formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo.
A grade curricular apresentada desconsidera a questão ambiental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...