Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima e o assunto nele abordado, julgue os próximos itens.
A função primordial dos conselhos de classe é julgar a aprendizagem dos alunos por meio da aferição dos resultados finais decidindo sobre sua promoção ou retenção.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Entre as ações de trabalho em grupo, as técnicas de grupo de observação e grupo de verbalização são algumas das atividades aplicáveis.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
As campanhas acerca da inclusão dos deficientes em classes regulares não podem ser reconhecidas como educação para a diversidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
A finalidade principal do método de trabalho independente é obter a cooperação dos alunos entre si na realização de tarefas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
Os termos pluralidade e diversidade podem ser utilizados como sinônimos ao tratar as diferenças na escola.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
A exposição verbal, a ilustração e a exemplificação são componentes da aula expositiva.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
A problemática que envolve a discriminação étnica, cultural e religiosa deve ser velada, em sala de aula, para não provocar o constrangimento das pessoas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões 23 e 24
Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.
Com relação às estruturas da escola apresentada no texto, assinale a opção correta, acerca das configurações organizacionais.
A estrutura simples é uma configuração característica de grandes organizações, que contam com uma forte liderança exercendo autoridade de maneira informal, através de uma supervisão direta, em que a tecnoestrutura é convocada para avaliar e coordenar o centro operacional.
A burocracia mecanicista é caracterizada pela dependência da estrutura hierárquica definida pelo organograma, na qual os fluxos são altamente regulados e a informação percorre a organização sempre de uma maneira formal, impedindo a padronização dos processos de trabalhos e resultados.
Uma estrutura divisionalisada pressupõe um vértice estratégico como o órgão de poder central, tal qual o Ministério da Educação, o qual subdivide-se em diferentes departamentos (delegacias regionais de ensino), que ao dispersarem as funções operacionais, minimizam a interdependência entre as divisões.
A inexistência de uma tecnoestrutura realça as características da escola como uma burocracia mecanicista, sendo que o papel de analisar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos está entregue aos professores, dentro da sala de aula, ou em alguns casos ao corpo docente nas reuniões de conselho pedagógico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.
Na compreensão histórico-social, os métodos decorrem de uma concepção de sociedade, da natureza da atividade prática humana e do processo de conhecimento, e, por isso, fundamentam a reflexão e a ação sobre a sociedade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
O papel da escola é buscar a construção de um repertório básico referente à pluralidade étnica/cultural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...