Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
A partir dos anos 70 do século XX, o pensamento pedagógico brasileiro tomou como base a economia, enfocando o papel da educação no desenvolvimento econômico, a preocupação com as questões relacionadas ao financiamento do ensino e a relação entre educação e trabalho.
A partir do texto acima, julgue os itens de 86 a 95, acerca da educação em saúde.
A emergência de um novo discurso no campo da educação em saúde, no Brasil, eliminou definitivamente as práticas educativas verticalizadas hegemônicas anteriores.
Tendo o texto acima como referência inicial e com base nos referenciais de qualidade para a educação superior a distância do MEC, julgue os itens de 81 a 87 com relação à educação a distância (EaD).
O uso inovador da tecnologia aplicada à EaD, deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, desenvolver projetos compartilhados, reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
O currículo refere-se apenas aos aspectos prescritivos que orientam a transmissão de conhecimentos específicos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
Ao longo dos anos 60 do século passado, a psicologia era a base para o estudo e a solução dos problemas pedagógicos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva emancipatória.
A neutralidade da prática docente e da seleção de conteúdos a serem trabalhados é uma característica que direciona a organização do trabalho pedagógico.
Segundo John Creswell (2007), a coerência de um projeto de pesquisa é garantida adotando-se um paradigma de referência para o seu planejamento e sua execução. O paradigma adotado deve incluir os métodos e as técnicas que permeiam a pesquisa. Dessa forma, são identificadas, entre tantas outras, três abordagens metodológicas: a qualitativa, a quantitativa e os métodos mistos.
Com relação às ideias apresentadas acima, julgue os itens a seguir.
Embora os processos de investigação sejam similares na pesquisa qualitativa e na pesquisa quantitativa, os procedimentos qualitativos se baseiam em dados de texto e imagem, têm passos únicos na análise de dados e usam estratégias diversas de investigação.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir relativos ao currículo e à construção do conhecimento.
A construção do currículo independe da proposta pedagógica da instituição.
Quanto ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, quais sejam, objetivos e conteúdos de ensino, métodos e técnicas e avaliação educacional, assinale a opção correta.
O planejamento contemporâneo no cotidiano escolar demanda um posicionamento coordenado da equipe multidisciplinar no sentido de tentar manter o enfoque quando se trate de relações sociais complexas.
Em situações de conflitos, cabe ao professor individualizar o problema, com questões do tipo "o que estou fazendo aqui?", e procurar resolver a situação buscando significado para sua atuação no contexto escolar.
O planejamento de ensino requer, no âmbito da avaliação educacional, que o educador identifique os problemas pessoais trazidos para a escola e tente resolvê-los, levando em conta o ambiente de origem dos alunos, porque só assim estes se interessarão pelas aulas.
Em um contexto social globalizado, com a crescente utilização dos meios tecnológicos interativos na família, no trabalho, nos espaços de lazer e na escola, a questão do planejamento da atividade educativa assume nova dimensão, não cabendo mais a indagação "como ensinar?", mas substituí-la por "qual o papel do professor na vida dos alunos de hoje em dia?".
Para identificar o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos, uma das etapas do planejamento de ensino, o professor deve conhecer os discursos narrativo e científico, os quais permitem detectar o tipo de discurso geralmente utilizado pelos educandos, e, dessa forma, poderá auxiliar os alunos que nada aprendem porque não querem nada.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
Em oposição ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir de 1934 houve uma busca pela cientificidade na educação, fundamentada, sobretudo, na sociologia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...