Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
No século XX, a segunda grande tendência ganha força e passa a ser adotada pelas escolas católicas, que abrem mão de sua doutrina para promoverem essa renovação metodológica.Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
A avaliação escolar diagnóstica visa avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem e é realizada durante todo o decorrer do período letivo para orientar o professor.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem acerca da concepção liberal renovada progressivista.
A escola deve retratar o maior número possível de situações da vida, pois assim contribui com a adequação das necessidades individuais ao meio social, que é o seu papel.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca da relação entre professor e aluno.
Em uma abordagem behaviorista, o aluno recebe, escuta, escreve e repete as informações tantas vezes quanto forem necessárias, até acumular em sua mente o conteúdo que o professor repassou.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
A primeira grande tendência foi dominante até o final do século XIX.
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
Os principais objetivos de uma avaliação institucional são o autoconhecimento e a tomada de decisões em detrimento da classificação das instituições.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca da relação entre professor e aluno.
Na abordagem emancipatória, a relação é horizontal e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
A pedagogia nova situa-se na segunda grande tendência.
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
A avaliação externa deve ter prevalência sobre as estratégias internas de autoavaliação, visto o seu caráter de neutralidade em relação aos conflitos do cotidiano institucional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Para a teoria cognitivista, um comportamento é aprendido por meio da imitação. O aprendiz buscará fazer um cópia fiel dos movimentos de seu modelo, que é facilitada por meio da identificação de pistas de modelação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...