Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.

A pedagogia não diretiva considera que o papel da escola é o de formar atitudes e, por isso, deve priorizar os aspectos psicológicos em detrimento dos pedagógicos, enfatizando o amadurecimento emocional, a autonomia e a autorrealização do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde — objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios —, julgue os itens a seguir.

Para trabalhar com a abordagem por competências, o profissional deve evitar as armadilhas da pedagogia tradicional, resistindo à tentação de ministrar aulas e aportando o mínimo requerido, aceitando a desordem e a incompletude, desistindo da organização dos conhecimentos tanto na transmissão quanto na mente dos alunos, além de ter prática pessoal no uso dos conhecimentos e uma relação pragmática com o saber.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.

A valorização da criança como sujeito de sua aprendizagem, o respeito às capacidades e às aptidões individuais e a utilização de modelos adultos que desafiem a criança e promovam o seu desenvolvimento são características da pedagogia renovada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde — objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios —, julgue os itens a seguir.

Apenas a tomada de consciência dos problemas é suficiente para motivar os sujeitos, pois, na convivência, basta apontar o que fazer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.

A pedagogia pragmática considera que a atividade escolar deve ser centrada em experiências que ativem potencialidades, capacidades, necessidades e interesses naturais da criança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

As propostas de educação continuada da pedagogia tradicional originam-se na ideia de que, mesmo com a excelência da formação existente, os trabalhadores da saúde devem sempre se aperfeiçoar pela continuidade da transferência de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

O Ministério da Saúde (MS) tem criado inúmeros programas e elaborado grande quantidade de material didático, estimulando a participação social no SUS. O método pedagógico proposto pelo MS é o tradicional, que inclui a transmissão de conhecimento universitário, a distribuição de cartilhas e de material didático específico e o conhecimento da realidade local.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

As técnicas de grupo em saúde tiveram origem na educação sanitária de pacientes hospitalizados e difundiram-se por meio dos grupos de autoajuda e de ajuda mútua, que fogem do modelo pedagógico tradicionalista por não estarem centrados na figura do educador ou do terapeuta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

Na pedagogia libertadora, o processo de ensinoaprendizagem parte da realidade observada diretamente para a formulação de hipóteses para solucionar os problemas observados, sem qualquer distanciamento da realidade observada como forma de impedir-se a alienação teórica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico em seus diferentes níveis de atuação e a comunidade, compreendida como a população-alvo que não se encontra normalmente nas três outras dimensões. Com relação aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa em saúde e segundo as tendências pedagógicas, julgue os itens seguintes.

Partindo do pressuposto de que educação pode ser um dispositivo de mudança, alguns autores sugerem que práticas pedagógicas sejam direcionadas para a produção de sujeitos implicados com a produção do cuidado, propondo-se assim trabalhar, além da cognição, o campo das subjetivações.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...