Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens seguintes.
A autenticidade, o antidogmatismo, a restituição sistemática e a neutralidade são características metodológicas marcantes da pesquisa participante.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.
Os projetos devem ser considerados como fórmulas prontas, que devem ser aplicadas de maneira repetida. O professor deve ter consciência de que cada etapa do trabalho é importante e nela estão diferentes tipos de informação.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
O currículo oculto é aquele estabelecido pelo sistema de ensino expresso em diretrizes curriculares.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto, assinale a opção correta quanto a ajudar e a conhecer a função educativa da escola.
É importante que os pais tenham uma visão mais ajustada do que é feito na educação infantil, para que valorizarem o trabalho realizado e sirvam de referencial para algumas relações construtivas e proveitosas para todos.
A função educativa da escola de educação infantil deve ser embasada no princípio diretivo cujo foco seja a iniciação à leitura e à escrita.
As reuniões com as famílias têm importante papel no esclarecimento da função educativa da escola, principalmente se seu objetivo for a entrega dos trabalhos produzidos pelas crianças em folhas de papel.
O tempo na escola não permite que sejam realizadas reuniões ou entrevistas individuais com os pais, o que, em geral, não prejudica o esclarecimento da função educativa da escola.
A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil na escola organizada por ciclos, julgue os itens que se seguem.
A alfabetização ocorre nas séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente nos 3 primeiros anos, no ensino de 9 anos. Nos ciclos seguintes, o aluno deve ser considerado alfabetizado, e o ensino deve preocupar-se apenas com outros componentes curriculares.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens seguintes.
Na etapa de montagem institucional, a participação da população a ser pesquisada ou de seus representantes é dispensável, pois é um momento de organização exclusiva dos pesquisadores.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.
A concepção globalizante da pedagogia de projetos não permite ao aluno analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto, justamente por causa da amplitude dessa concepção.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as informações do texto, assinale a opção correta em relação ao estabelecimento de critérios educativos comuns.
O estabelecimento de critérios educativos comuns é necessário somente no caso das crianças com necessidades educativas especiais, porque as outras crianças conseguem superar, com maior facilidade, os diversos tipos de tratamentos e lidar com as diferenças sem que haja prejuízos à sua formação integral.
Muitas vezes a mãe, o pai e a professora atuam de maneira diferente diante de uma mesma manifestação da criança, porque cada um deles interpreta de maneira diferente aquele comportamento. Para que a criança não fique confusa no direcionamento de seus comportamentos, é necessário o estabelecimento de um acordo quanto à significação do comportamento da criança.
O fato de o ambiente escolar ser diferente do ambiente familiar exige que os tratamentos adotados sejam diferenciados, sendo o contato entre pais e professores importante para que essas diferenças sejam acentuadas, proporcionando-se, assim, um desenvolvimento integral mais favorável à criança.
Ao se estabelecerem critérios educativos comuns, é necessário partir do conceito de escola ideal e de família padrão. Esses conceitos ajudarão na elaboração dos critérios, direcionando as ações do professor e valorizando a escola e a família em suas particularidades.
O sistema alfabético da escrita é o único material de que o alfabetizador precisa. É suficiente mostrar aos alunos que há famílias de palavras e como as palavras são formadas por letras.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens seguintes.
A confirmação ou rejeição de uma hipótese deve ocorrer a partir do contato direto e imediato com a realidade e pela sua utilidade no desenvolvimento da consciência de classe do grupo pesquisado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...