Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na relação formador-formando, é preciso que haja espaço para que ambos se posicionem como pessoa. A partir do diálogo, as vivências são retomadas e ressignificadas. Nesse sentido, assinale a opção correta relativa à formação docente.

  • A.

    A formação continuada significativa é aquela proposta pelos sistemas de ensino que, por meio de uma sondagem, elaboram planos de ação que atendam a diversidade de problemáticas e deficiências na formação de seus professores.

  • B.

    Existe uma dificuldade muito grande em atender às necessidades pessoais de cada professor para propor uma formação continuada; por isso, não é produtivo tentar um entrelaçamento dos projetos individuais com o projeto coletivo em uma articulação da dimensão pessoal, profissional e organizacional.

  • C.

    O saber da experiência e da formação para atingir resultados precisa ser refletido, formulado, organizado e sistematizado, para se transformar em conhecimento. Como as atividades da escola são muito dinâmicas e bastante tumultuadas, essa formação não pode ocorrer nesse ambiente.

  • D.

    Todas as vezes que os professores recebem um "pacote pronto de formação", por melhor que ele seja e tenha sentido e lógica para seus planejadores, nem sempre tem sentido aos que serão executores.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

Na abordagem tradicional, o professor procura criar ambientes favoráveis para aumentar a possibilidade de repetição das respostas aprendidas pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

A relação professor-aluno plena ocorre mediante a interação de três níveis: o dos valores presentes, o dos modelos apresentados e o da interação estabelecida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de planejamento

  • A.

    esgota-se em um plano de ação único e acabado.

  • B.

    contém um conjunto de ações intencionais que objetivam ação futura.

  • C.

    não tem compromisso com os processos decisórios.

  • D.

    ignora a possibilidade de haver problemas e conflitos futuros.

O trabalho do supervisor pedagógico é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Ao subsidiar e organizar a reflexão pedagógica, esse profissional fortalece a tomada de consciência dos educadores sobre suas ações, visando à proposição de alternativas para superar problemas em uma constante retomada da atividade reflexiva. Acerca do papel do supervisor pedagógico, julgue os próximos itens.

A liderança cooperativa evita problemas para impedir danos ao processo administrativo, o que permite o aprimoramento dos procedimentos de tomada de decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de desenvolvimento e educação, julgue os itens seguintes.

A educação a distância, quando amparada em pressupostos construtivistas, demanda maior capacidade de o aluno gerir sua aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

A interdisciplinaridade é uma alternativa para a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...