Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As diferentes funções do conselho escolar incluem a função
mobilizadora, quando o conselho promove a participação, de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local.
deliberativa, quando o conselho tem caráter de assessoramento às unidades escolares.
fiscal, quando o conselho elabora as normas internas da escola em seus aspectos pedagógico, administrativo e financeiro.
consultiva, quando o conselho acompanha a execução das ações e garante o cumprimento das normas da escola.
Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.
Em 1971, foi instituída a reforma do ensino de 1.º e 2.º graus, Lei n.º 5.692, de 11/8/1971. Um dos seus princípios norteadores foi o da profissionalização do ensino de 2.º grau, compreendida como mecanismo de contenção da demanda pelo ensino superior.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
Uma educação de caráter humanista capaz de fazer frente aos desafios da contemporaneidade não pode dispensar a contribuição das ciências humanas e da filosofia.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
São muitos os desafios atuais da educação brasileira, entre eles a realização da cidadania, a oferta de educação de qualidade e a superação das desigualdades. Nesse sentido, as responsabilidades da educação escolar contemporânea incluem
a atuação como agente de mudanças, o trabalho com a tradição e os valores e a preparação de cidadãos capazes de transformar a sociedade.
o estabelecimento de relações entre pessoas e idéias, o desenvolvimento do cumprimento de regras e o trabalho com o respeito às tradições.
a formação de indivíduos competitivos, que sigam as regras do mercado de trabalho, e o fortalecimento do liberalismo.
o incentivo à formação individualista e a capacitação para o exercício profissional e para a transformação da sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Carl Rogers propôs processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequência rígida de etapas a ser seguida pelo professor no exercício de seu papel de facilitador da aprendizagem.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Os autores contemporâneos brasileiros têm um trabalho admirável e já conquistaram muitos prêmios internacionais. Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já ganharam o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil do mundo.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
A melhor forma de avaliar a leitura dos alunos é indicar um mesmo livro para toda a turma e, depois de um certo prazo, aplicar uma prova objetiva com questões a respeito do conteúdo do livro lido, como parte da avaliação.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Ao selecionar livros para leitura de crianças, o professor deve privilegiar aqueles que apresentem predomínio da intenção pedagógica, que procurem transmitir ao leitor informações convencionais ou práticas, que tenham um fim utilitário, e não apenas lúdico ou estético.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...