Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.

Sendo o professor o responsável direto pelo processo de ensino e aprendizagem, compete a ele avaliar e opinar sobre o rendimento dos seus alunos. Ao conselho de classe cabe acatar as opiniões do professor, corroborando as decisões tomadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem

  • A.

    orientar a seleção e a organização de procedimentos pedagógicos.

  • B.

    comunicar aos alunos aquilo que será esperado deles ao final do processo.

  • C.

    facilitar o acompanhamento pelo professor do desenvolvimento das atividades previstas.

  • D.

    identificar a missão da instituição escolar.

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta a respeito do planejamento de ensino e de seus elementos constitutivos.

  • A.

    Considerar as condições objetivas de trabalho oferecidas pela escola é condição essencial para um planejamento de ensino que não se limite à forma.

  • B.

    Para garantir a qualidade do planejamento de ensino é fundamental que o professor trabalhe a partir do modelo do aluno ideal.

  • C.

    A flexibilidade das ações planejadas, em qualquer dos momentos do processo pedagógico, compromete a coerência do planejamento de ensino.

  • D.

    Os objetivos de um planejamento de ensino não podem ser determinantes na escolha dos métodos e das técnicas por serem momentos diferentes.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Acerca dessa concepção, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os professores necessitam desenvolver a capacidade de interação e comunicação entre si e com os outros membros da comunidade escolar, participando ativamente de um grupo de trabalho ou de discussão.

  • B.

    A reflexão isolada por meio do domínio da informação e dos conteúdos necessários a sua ação pedagógica é uma das qualidades necessárias para a prática da gestão democráticoparticipativa.

  • C.

    A prática de gestão democrático-participativa requer o desenvolvimento de capacidades e habilidades de liderança.

  • D.

    Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula é um dos requisitos para o exercício da gestão democráticoparticipativa.

Quanto a interdisciplinaridade em uma metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  • A. Em um trabalho interdisciplinar, as disciplinas devem ser o fim e não o meio para a construção de conhecimentos.
  • B.

    Para garantir a interdisciplinaridade do processo pedagógico, a escola deve escolher um tema único para ser trabalhado pelos professores individualmente em suas disciplinas.

  • C.

    Para a eficácia do trabalho interdisciplinar, as especificidades de cada área de conhecimento devem ser abandonadas.

  • D.

    A interdisciplinaridade busca superar a fragmentação do conhecimento e os problemas advindos dessa forma de organização do trabalho pedagógico.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta sobre a EJA.

  • A.

    Para a alfabetização, o material didático deve ser o mesmo utilizado no trabalho com crianças.

  • B.

    O professor deve desenvolver atividades relacionadas com a realidade e o interesse dos estudantes.

  • C.

    A prática pedagógica do professor deve priorizar a transmissão e a memorização dos conteúdos.

  • D.

    O professor deve priorizar conteúdos encontrados em cartilhas e livros didáticos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...