Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
Sendo o professor o responsável direto pelo processo de ensino e aprendizagem, compete a ele avaliar e opinar sobre o rendimento dos seus alunos. Ao conselho de classe cabe acatar as opiniões do professor, corroborando as decisões tomadas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa.
As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem
orientar a seleção e a organização de procedimentos pedagógicos.
comunicar aos alunos aquilo que será esperado deles ao final do processo.
facilitar o acompanhamento pelo professor do desenvolvimento das atividades previstas.
identificar a missão da instituição escolar.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.
A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.
Assinale a opção correta a respeito do planejamento de ensino e de seus elementos constitutivos.
Considerar as condições objetivas de trabalho oferecidas pela escola é condição essencial para um planejamento de ensino que não se limite à forma.
Para garantir a qualidade do planejamento de ensino é fundamental que o professor trabalhe a partir do modelo do aluno ideal.
A flexibilidade das ações planejadas, em qualquer dos momentos do processo pedagógico, compromete a coerência do planejamento de ensino.
Os objetivos de um planejamento de ensino não podem ser determinantes na escolha dos métodos e das técnicas por serem momentos diferentes.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Acerca dessa concepção, assinale a opção incorreta.
Os professores necessitam desenvolver a capacidade de interação e comunicação entre si e com os outros membros da comunidade escolar, participando ativamente de um grupo de trabalho ou de discussão.
A reflexão isolada por meio do domínio da informação e dos conteúdos necessários a sua ação pedagógica é uma das qualidades necessárias para a prática da gestão democráticoparticipativa.
A prática de gestão democrático-participativa requer o desenvolvimento de capacidades e habilidades de liderança.
Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula é um dos requisitos para o exercício da gestão democráticoparticipativa.
Quanto a interdisciplinaridade em uma metodologia de projetos, assinale a opção correta.
Para garantir a interdisciplinaridade do processo pedagógico, a escola deve escolher um tema único para ser trabalhado pelos professores individualmente em suas disciplinas.
Para a eficácia do trabalho interdisciplinar, as especificidades de cada área de conhecimento devem ser abandonadas.
A interdisciplinaridade busca superar a fragmentação do conhecimento e os problemas advindos dessa forma de organização do trabalho pedagógico.
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.
Assinale a opção correta sobre a EJA.
Para a alfabetização, o material didático deve ser o mesmo utilizado no trabalho com crianças.
O professor deve desenvolver atividades relacionadas com a realidade e o interesse dos estudantes.
A prática pedagógica do professor deve priorizar a transmissão e a memorização dos conteúdos.
O professor deve priorizar conteúdos encontrados em cartilhas e livros didáticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...