Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
O recrutamento interno de pessoal em uma instituição de ensino objetiva reduzir a taxa de flutuação entre os recursos humanos e, ao mesmo tempo, promover a motivação desses profissionais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,
é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.
o diretor da escola deve ter autonomia, com base na legislação vigente nos sistemas de ensino, para selecionar os profissionais que participarão no processo de ensino e deliberar sobre os conteúdos que devem ser ensinados na escola e em outros ambientes educacionais.
é preciso considerar apenas as necessidades locais da comunidade, criando e reinventando os objetivos e as metas compatíveis com os interesses do grupo de profissionais que atuam na instituição.
não é necessário criar um sistema de acompanhamento e avaliação das práticas de gestão para que as decisões sejam revistas pelos responsáveis das ações na implantação e na execução das mesmas.
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
A técnica de fixação de aprendizagem denominada quadro sinótico possibilita ao aluno pesquisar o essencial do tema desenvolvido em aula.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.
O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino.
O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula.
O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
Argüição, quadros sinóticos, sínteses, exercícios, seminários e debates são técnicas de fixação de aprendizagem.
A fixação, um complemento essencial da aprendizagem, não tem merecido, nas práticas escolares, a atenção que lhe é devida. Com relação a esse aspecto didático, julgue os seguintes itens.
O trabalho de fixação deve ser realizado na aula seguinte à expositiva, por meio de exercícios propostos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Segundo os reprodutivistas-marxistas Bourdieu e Passeron, a educação e a escola difundem a contracultura em sua função de manter as estruturas sociais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Gramsci é um marxista que concebe uma visão dialética à educação e à escola, pois, ao mesmo tempo que as considera aparelhos ideológicos do Estado, enfatiza que elas fornecem os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Para os reprodutivistas, a função social da educação e da escola é a reprodução da ideologia dominante.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
A corrente reprodutivista está embasada no aporte liberal e considera a escola um aparelho ideológico do Estado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...