Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na ótica das discussões de abordagem sociocultural, é ponto pacífico a limitação social imposta à escola, tanto quanto esta limita a sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)

  • A.

    introdução do desejo como um dos elementos essenciais do ser humano.

  • B.

    investigação sobre o sujeito da inteligência.

  • C.

    estudo do sujeito epistêmico e do sujeito da construção de conhecimentos.

  • D.

    entendimento da macrogênese dos conceitos.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Estudos educacionais demonstram haver um descompasso entre a realidade social e o sistema de ensino brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de

  • A.

    Vygotsky.

  • B.

    Skinner.

  • C.

    Freud.

  • D.

    Piaget.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

O risco apontado refere-se a estimular, orgânica e equivocadamente, o exercício da autonomia de cada instituição escolar, mesmo em uma política sistêmica de gerenciamento educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.

  • B.

    Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.

  • C.

    A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.

  • D.

    De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.

Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de

  • A.

    Piaget.

  • B.

    Freud.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Vygotsky.

Interdisciplinaridade é corretamente definida como

  • A.

    qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento.

  • B.

    resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas.

  • C.

    interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos.

  • D.

    justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades.

Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.

  • B.

    O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.

  • C.

    Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.

  • D.

    Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.

Assinale a opção incorreta no que tange à gestão educacional.

  • A.

    A gestão educacional fundamentada nos princípios e proposições da administração científica de Taylor e gerencial de Fayol materializou-se na administração tecnicista da educação.

  • B.

    Um dos mecanismos de aplicação da gestão democrática da educação, é a implantação de conselhos escolares, dos quais participam, obrigatoriamente, as comunidades escolar e local.

  • C.

    O princípio constitucional da gestão democrática do ensino público foi regulado por lei federal que dispõe sobre a escolha de diretores das unidades escolares por concurso público ou por eleição.

  • D.

    A gestão democrática do ensino público se expressa, na escola, também pelos progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira que devem ser assegurados pelos sistemas de ensino aos estabelecimentos que os integram.

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