Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um projeto de educação permanente em saúde, para ser eficaz, deve compreender as seguintes instâncias estratégicas: educação no trabalho, capacitação em áreas prioritárias (curto e médio prazos), atualização, capacitação profissional formal de base e formação avançada. Integradas, essas instâncias garantem, na área de saúde, um sistema de gestão de pessoas de qualidade. Em relação à caracterização da educação permanente na área de saúde, julgue os itens a seguir.

A elaboração de um projeto de educação permanente em saúde, por basear-se em instâncias abrangentes, independe das características dos diversos contextos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um projeto de educação permanente em saúde, para ser eficaz, deve compreender as seguintes instâncias estratégicas: educação no trabalho, capacitação em áreas prioritárias (curto e médio prazos), atualização, capacitação profissional formal de base e formação avançada. Integradas, essas instâncias garantem, na área de saúde, um sistema de gestão de pessoas de qualidade. Em relação à caracterização da educação permanente na área de saúde, julgue os itens a seguir.

A estruturação das instâncias em questão tem como propósito visualizar as distintas estratégias que podem articular-se no desenvolvimento de um projeto integral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

A avaliação do valor final investiga melhorias nos níveis de desempenho dos participantes dos programas de capacitação em suas atribuições de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

O terceiro nível — comportamento no cargo — avalia quanto os participantes aprenderam durante o programa instrucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

Medidas de reação, utilizadas no primeiro dia de curso, geralmente investigam a qualidade da programação do evento instrucional, bem como o desempenho didático do instrutor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

A análise do contexto organizacional evita interferências negativas no processo de transferência de aprendizagem individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atual política de valorização do magistério, julgue os itens a seguir.

Quanto à valorização dos profissionais do ensino, uma das metas da referida política é a melhoria das condições de trabalho e de salário de todos os profissionais envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Apesar de a lógica de planejamento de um programa de capacitação obedecer ao sentido de cima para baixo, ou seja, apesar de o processo ser iniciado por meio da análise organizacional e ser finalizado com a execução da análise individual, a propagação dos efeitos desses programas segue justamente o sentido inverso, de baixo para cima. Os primeiros resultados são observados nas pessoas, nos aspectos de satisfação pessoal e de aprendizagem, para somente depois serem transferidos para o nível da organização. Com referência à etapa de avaliação de programas de capacitação, julgue os itens que se seguem.

Os resultados da avaliação de um programa de capacitação fundamentam tomadas de decisão quanto à correção de eventuais falhas nos processos de mapeamento de competências, planejamento e execução do programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atual política de valorização do magistério, julgue os itens a seguir.

A formação continuada dos profissionais é uma necessidade para a melhoria da qualidade de ensino, à qual está diretamente associada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um programa de capacitação profissional, para que possa ser elaborado de forma eficaz, pressupõe a realização de um mapeamento fundamental de competências, organizacionais e individuais, no intuito de que os projetos de treinamento e desenvolvimento, de fato, sejam pertinentes e contribuam para que objetivos organizacionais sejam alcançados. No que concerne ao mapeamento de competências e ao planejamento do programa de capacitação, julgue os itens a seguir.

Os critérios da avaliação de aprendizagem são definidos a partir dos objetivos de ensino, que refletem os níveis do desempenho esperado dos alunos ao fim dos programas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...